5 de outubro de 2011

PONTO E VÍRGULA


Marselha ou Marseille, é considerada a cidade mais antiga de França. Foi fundada cerca de 6000 a.C., pelos Gregos, que lhe chamaram Massília. Possui um dos maiores portos de França e da Europa. Para nós portuários, é bastante significativo o nome deste porto à beira do Mar Mediterrânico, já que nele trabalham centenas de colegas da mesma profissão, que têm uma organização sindical de referência que se destaca pela enorme capacidade de mobilização para defesa dos legítimos direitos da classe perante o seu governo e/ou entidades empregadoras.
Um pouco a norte de Marselha e a sul de Lyon fica a cidade de Grenoble, que terei o prazer de visitar e conhecê-la durante uma semana de férias, entre os dias 10 e 15 de Outubro. Alguém que me é muito querida estará à minha espera. Soube por essa pessoa que Grenoble é considerada a cidade mais plana de França. Os seus colegas professores que trabalham na instituição, onde decorre o seu trabalho de investigação, utilizam, não uma minoria, mas uma maioria de 80%, a bicicleta como meio de transporte para as suas deslocações de casa para o trabalho.
Já tenho na mala os meus calções do equipamento de ciclismo que quero utilizar quando puder alugar uma bicicleta em Grenoble. Aproveitando todo o apoio que lá irei encontrar vou percorrer as ruas da cidade e gozar da melhor forma os desejados passeios de bicicleta na companhia de um professor conhecido, que é português, tornando essas deslocações muito proveitosas sobre o ponto de vista cultural.
E terminarei esta curta crónica com um ponto e vírgula, porque quero voltar, na próxima crónica, com o relato da minha experiência de muitas pedaladas em cima de uma “bike” francesa, no país mundialmente conhecido pelo desporto do ciclismo que promove e divulga; CS do 44+Cem.

Sem comentários: