2 de outubro de 2011

Daniel Bessa assume presidência da Comunidade Portuária de Viana do Castelo

A Assembleia Geral eleitoral para os órgãos sociais da Comunidade Portuária de Viana do Castelo votou, unanimamente, o Professor Dr. Daniel Bessa para Presidente da Direcção, o Eng.José Maria Costa para Presidente da Mesa da Assembleia Geral (em representação Câmara Municipal de Viana do Castelo,de que é o actual Presidente) e o Eng. Júlio Pereira para Presidente do Conselho Fiscal (em representação da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima). A escolha de Daniel Bessa, já conhecida há meses mas só agora formalizada, não deixa de ser curiosa tendo em conta as feitas inicialmente também para as Comunidades Portuárias de Leixões (o economista Rui Moreira) e de Aveiro (António Nogueira Leite, então por uma empresa do grupo Mello)


A Comunidade Portuária de Viana tem como objectivos contribuir para o desenvolvimento e promoção do porto de Viana do Castelo, para a racionalização, transparência e desburocratização dos procedimentos administrativos e para o desenvolvimento do portuário em harmonia com a cidade, a região e as politicas setoriais do mar.

São sócios fundadores da Comunidade Portuária de Viana do Castelo as associações representativas de todos os agentes económicos intervenientes no negócio portuário, do seu território e da comunidade cientifica, nomeadamente a própria Administração do Porto de Viana do Castelo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Associação Empresarial de Viana do Castelo, a Comunidade Intermunicipal do Minho Lima, a Associação Industrial do Minho, a Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, a Câmara dos Despachantes Oficiais, o Conselho Português de Carregadores, a Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários e de Mercadorias, a Associação dos Transitários de Portugal, a Associação de Armadores da Marinha de Comercio, a Celpap – Terminal de Celulose e Papel de Portugal, Lda., a Novastiva – Operações Portuárias, Estiva/Tráfego, Lda. e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Estes sócios, fundadores na escritura celebrada dia 5 de Julho, tiveram agora a assembleia geral eleitoral, e nos termos dos estatutos foi a autoridade portuária que assegurou o funcionamento até agora. A partir de agora, qualquer empresa que utilize o porto pode ser sócia da comunidade.

A constituição desta Comunidade Portuária era um dos objectivos previstos no plano estratégico do porto de Viana do Castelo. Recorde-se que o Porto de Mar é considerado estratégico para o desenvolvimento de Viana do Castelo. Em 2010, registou o movimento de 524 mil toneladas, o que representa um crescimento de cerca de 30% relativamente ao ano anterior, tendo registado o movimento de 199 navios comerciais, traduzindo um acréscimo de 21% relativamente ao ano anterior.

Sem comentários: