O Plano Estratégico dos Transportes (PET) já é público. Fique a conhecer os investimentos previstos pelo Plano no que diz respeito a infraestruturas marítimo-portuárias, setor que de acordo com o documento "desempenha um papel fundamental a favor do desenvolvimento do país, da economia e, em particular, das exportações".
No
porto de Aveiro: Prolongamento do molhe Norte e melhoria das
acessibilidades ao porto de Aveiro, no montante total de 26,1 milhões de
euros; Construção de Terminal Intermodal da Zona de Atividades
Logísticas do Porto de Aveiro, num investimento em fase de estudo, no
montante total de 2 milhões de euros, financiado pelo FEDER;
Infra-estruturação da Zona de Atividades Logísticas (ZALI) do Porto de
Aveiro, num montante total de 8 milhões de euros, financiado pelo FEDER.
A reabilitação geral dos guindastes do porto comercial de Viana do Castelo.
No porto de Leixões: O alargamento do Terminal de Contentores Sul, que permitirá um aumento da área de parque em cerca de 70% e prolongará o tempo de vida, sem constrangimentos, do terminal; A construção de Novo Terminal de Contentores com fundos de -14m, promovido pela AP do Douro e Leixões, cujo valor pode ascender a 160 milhões de euros, com financiamento parcial do BEI e RTE-E; Aprofundamento dos fundos de serviço no Terminal Multiusos, de -8,50m para -10m; Construção da Plataforma Logística Portuária de Leixões, com valor que pode ascender a 180 milhões de euros, com financiamento parcial do BEI e do POVT; Novo Terminal de Cruzeiros de Leixões, no montante de 49,7 milhões de euros e financiamento por parte do PONorte, no qual se encontram concluídas as obras marítimas e iniciada a construção do edifício, que deverá estar concluído em 2013; Aquisição de dois rebocadores de 60 toneladas, a cargo da AP do Douro e Leixões, no montante de 8,3 milhões de euros, sendo co-financiada pelo POVT.
No porto da Figueira da Foz: Melhoria das condições operacionais do cais comercial, no montante total de 1,7 milhões de euros.
No porto de Lisboa: Estudo da concessão e construção do Novo Terminal de Contentores da Trafaria, com fundos de -16,5m e potencial de movimentação até 2 Milhões de TEUS/ano, investimento em valores não inferiores a 500 milhões de euros; Terminal de Passageiros (Cruzeiros) de Lisboa, num investimento de cerca de 100 milhões de euros; Conclusão da construção do Novo Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, envolvendo um montante de 8,4 milhões de euros.
No porto de Setúbal: Expansão do Terminal de Granéis Sólidos, num investimento de cerca de 5,75 milhões euros; Expansão do Terminal Ro-Ro para jusante, num investimento de cerca de 3 milhões de euros.
No porto de Sines: Conclusão da 2ª fase de ampliação do molhe Leste, no valor total de 40 milhões de euros; Expansão do Terminal de Contentores do Porto de Sines – Fase IB, num investimento integralmente privado no valor total de 95,7 milhões de euros; Expansão do Terminal de Contentores do Porto de Sines – Fase II, num investimento integralmente privado no valor total de 78 milhões de euros; Expansão do Terminal de Gás Natural Liquefeito de Sines, num investimento integralmente privado no valor total de 196 milhões de euros; Estudo da concessão de construção e operação do Novo Terminal de Contentores Vasco da Gama, num investimento que se estima ascender aos 941 milhões de euros, dos quais 705 milhões são da responsabilidade do investidor privado.
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