O novo terminal de contentores que o Governo prevê implantar em
Leixões deverá aproveitar o terminal Multiusos, originalmente concebido
para o tráfego ro-ro e para as Auto-Estradas do Mar.
O terminal Multiusos, construído junto ao Molhe Sul do porto
nortenho, é o único espaço actualmente disponível e com condições para
permitir, depois de adaptado, a movimentação de contentores.
“Encaixado” entre o novo terminal de cruzeiros e as instalações da
Docapesca, dispõe de uma frente de cais de 155 metros e de fundos de
-8,5 metros (além de uma rampa ro-ro fixa de 26 metros). A área de
terrapleno disponível é de cinco hectares. Condições suficientes para
servir os tráfegos ro-ro e as AEM, mas escassas para receber navios
porta-contentores de alguma dimensão. E o objectivo será usar a nova
infra-estrutura para reforçar as ligações ao Atlântico Sul.
Tal como está, o “Multiusos” representou um investimento de cerca de
20 milhões de euros. Inaugurado em Setembro do ano passado, tem vindo a
ser utilizado, desde Março deste ano, pelo TCL e pelo TCGL, para
armazenamento de contentores ou mesmo para a operação de alguns navios.
O projecto do novo terminal de contentores, que já estará a ser
trabalhado há vários meses pela APDL, prevê a criação de fundos de -14
metros (já existentes na bacia de rotação e no canal de acesso ao
interior do porto), o que será conseguido com mais dragagens. Fica por
resolver a questão de frente de cais. A título de comparação, o Terminal
de Contentores Norte dispõe de 360 metros e o Terminal de Contentores
Sul chega aos 543 metros.
Instada a pronunciar-se sobre o empreendimento, a APDL escusou-se a tecer quaisquer comentários.
Já a TCL, concessionária do actual terminal de contentores de
Leixões, “concorda com a expansão”, pelos benefícios que pode trazer
“para o porto e para o tecido empresarial da região”, afirmou Lopo Feijó
ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
Aquele responsável sublinhou, todavia, a “necessidade de garantir
massa crítica” ao novo terminal. “É preciso ter noção que este é um
negócio de escala, de dimensão”, disse.
A TCL continua a negociar com a APDL a expansão do terminal de
contentores Sul, um processo que Lopo Feijó acredita não será afectado
pela concretização do novo terminal.
O investimento no novo terminal de contentores de Leixões deverá
ascender a 160 milhões de euros, a serem financiados pelo BEI e pela
União Europeia no âmbito da Rede Transeuropeia de Transportes.
Fonte: portos de portugal
Fonte: portos de portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário