23 de junho de 2014

Mais um ano que termina. ( nunca é demais ler o que outros portuários escrevem )

Estamos no fim de 2013 e o nosso Porto de Leixões continuou a bater recordes de carga movimentada,continuando por isso a ser o Porto de referência no nosso País.
Continuo sem perceber muito bem o que se passa no Porto de Lisboa,sinceramente,se bem que não é obrigatório que eu o entenda porque de forma alguma poderei ou deverei contribuír para algo que possa eventualmente ajudar a resolver os problemas a Sul.
Do pouco que sei é que depois da desagregação em termos de atitudes e posições em Aveiro,depois de despedimentos vergonhosos em que os tribunais já fizeram justiça aos trabalhadores,um grande grupo de portuários resolveu dialogar sem rodeios escudando-se em quem de facto os pode e DEVE apoiar,e,de forma corajosa e competente avançou com uma nova representação de trabalhadores.
Resultado,o Porto de Aveiro trabalha em pleno com os despedidos/readmitidos e muitos outros,de forma inequívoca,trocando esta malta o seu valoroso trabalho pelo salário pago a horas.Todos cumprem!
Há já uns anos que me custava a perceber o que se lá passava e informado por quem tem a obrigação de saber,fiquei a entender mais até do que queria ou devia e entendi tudo.
Gostava que nos Portos nacionais houvesse entendimento,houvesse diálogo por forma a não se trazer para a praça pública as nossos lutas ou problemas,porque os portugueses,a esmagadora maioria deles se marimba para os estivadores,apelidando-nos como todos sabemos,de tudo e mais alguma coisa.Temos cada vez mais o dever de ser discretos,de falar nos locais certos para tal e dessa forma poderemos resolver muito,mas muito mesmo,porque está visto que com este tipo de governação no País não podemos esperar nada,e temos por isso a obrigação de ser convincentes no nossos atos e resoluções,provando a essa gente que é possível pôr um Porto de Mar a laborar em pleno sem atropelos e a contento de todos os envolvidos.Rompidos os diálogos tudo se rompe.
Continuamos a nossa caminhada sem barulhos,sofrendo muitas vezes em silencio com o passar dos anos,mas continuamos a ganhar 10-0 a toda a gente(governo incluído).
Aproveito para desejar um Feliz Natal e Próspero Ano de 2014 para todos os camaradas portuários,ou na melhor das hipóteses para aqueles que se identificam com a VERDADE!
northdocker 

Sem comentários: