18 de dezembro de 2013

Vítor Caldeirinha: “Porto de Setúbal não é um porto principal mas é importante”

ESPECIAL CONFERÊNCIA INTERNACIONAL 'GESTÃO PORTUÁRIA EM DIFERENTES PAÍSES E SISTEMAS LOGÍSTICOS: O porto de Setúbal esteve presente na Conferência Internacional pela voz de Vítor Caldeirinha, presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS).
Admitindo que “o porto de Setúbal não é um porto principal do país”, o líder da APSS lembrou que este “é um porto importante e tem uma função muito importante na indústria exportadora e no abastecimento da região”. Destacou as ligações rodoviárias e ferroviárias “que vão diretamente ao porto e estão descongestionadas”, algo que nem todos os portos podem dizer, e ressalvou que o total da tonelagem movimentado em Setúbal tem uma expressão diferente se for analisado ao nível do seu valor: “A quota de mercado do porto de Setúbal era de 9% em 2012 no que ao total de mercadorias movimentadas nos portos diz respeito mas, de acordo com regime de Antuérpia, representa 16% do valor total do sistema portuário nacional”.
Para o futuro, muito otimismo: “Queremos tornar o porto de Setúbal num importante centro de atividades económicas e de emprego, fazer de Setúbal a solução portuária short sea e panamax, criar aqui um hub ro-ro intercontinental atlântico, com hinterland até Madrid, e ter aqui a porta atlântica de exportação industrial pesada da região de Lisboa”. Só que, para que tal possa ser feito, Vítor Caldeirinha lembrou a importância de “melhorar os acessos marítimos, com mais 1 ou 2 metros de calado para poder continuar no short sea com os navios de maior dimensão, e também os acessos ferroviários”.
cargo 
 

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