11 de dezembro de 2013

Portos movimentaram mais 15,2% no mês de outubro

O Ministério da Economia avançou esta terça-feira com os números da movimentação nos sete principais portos do continente (Sines, Setúbal, Lisboa, Figueira da Foz, Aveiro, Leixões e Viana do Castelo), que mostram um crescimento de 15,2% em outubro, face ao mesmo mês do ano passado.
No comunicado do Ministério da Economia, que cita o relatório mensal do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), é referido que "a evolução da movimentação portuária no mês de outubro foi marcada por uma forte subida dos contentores em 27,1% e um elevado crescimento das cargas embarcadas em 33,2%, em termos homólogos".
No mês em questão, o porto de Setúbal registou uma subida da carga total de 34,1% e um crescimento do movimento dos contentores de 43,4%. Em Lisboa registou-se um aumento da carga total de 32,7% e um crescimento do movimento de contentores em 65,4%. No porto de Sines houve um acréscimo do movimento global de 19,4% e uma subida dos contentores de 43,0%. Na Figueira da Foz o movimento global cresceu 14,0%. Em Viana do Castelo assistiu-se a uma subida na ordem dos 1,2%.

Ainda no comunicado, o Ministério salienta que o mês de outubro "detém os melhores indicadores desde o ano 2000" em termos de carga movimentada, movimento de contentores e número de navios que escalaram os sete portos do continente e que, desde 2008, que os movimentos das mercadorias e dos contentores "têm apresentado um padrão de crescimento constante".

Sérgio Monteiro, secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, refere no mesmo documento que os dados representam "mais um excelente indicador da evolução das exportações nacionais" e refletem "o papel que os portos têm nesse crescimento", defendendo a necessidade de serem criadas "todas as condições" para que o setor "seja ainda mais competitivo no contexto nacional e internacional".
cargo 

Sem comentários: