27 de outubro de 2012

TUP Carga baixam 20% até Dezembro ( Agentes de navegação lembram a TUP Navio )

Afinal, a TUP Carga nos portos nacionais não baixará 10% mas sim 20%, até Dezembro. Só não se sabe se a baixa será generalizada ou se apenas visará as cargas de exportação.
O Governo tinha anunciado a intenção de reduzir em 10% os valores da TUP Carga cobrada nos portos nacionais. Mas hoje ficou a saber-se, pelo relatório da avaliação do FMI, que o corte chegará aos 20%, até Dezembro.
O objectivo é favorecer a competitividade das exportações nacionais. O que deixa em aberto a possibilidade de a redução prevista se limitar às cargas de exportação.
Nos contentores, a TUP Carga ronda os dez euros/TEU em Lisboa e Leixões, é de 50 cêntimos em Setúbal e não é cobrada em Sines, ao que apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS. Nas cargas a granel será mais elevado.
Em geral, os valores da TUP Carga estão praticamente congelados desde 2008. E há casos, com destaque para Leixões, em que a administração portuária aplicou descontos significativos às cargas
de exportação.
A baixa generalizada agora anunciada é, portanto, sobretudo um sinal. Certo é que a poupança irá directamente para os bolsos dos carregadores. A TUP Carga é uma receita das administrações portuárias, funcionando os agentes de navegação como seus “cobradores”. E a tabela é pública.
De fora, tudo o indica, da redução de valores fica a TUP Navio, paga pelos armadores. Em declarações ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS, António Belmar da Costa, secretário executivo da associação dos agentes de navegação, lembrou que “seria bom dar também um sinal positivo aos armadores”, para mais no momento actual, em que aqueles operadores “estão também a sofrer com as paralisações nos portos”.

Sem comentários: