26 de outubro de 2012

Os estivadores têm razão na greve dos portos?


Se quiser participar no programa Assembleia Geral de hoje (ontem dia 25) basta ligar o número de telefone 21 323 68 98 e responder à pergunta.Também pode deixar o seu comentário no site do Ecónomico emwww.economico.pt ou através do emailassembleiageral@economico.pt
O programa Assembleia Geral é transmitido de segunda a sexta-feira, às 17h15, no Económico TV.Pode ver o Económico TV no Meo e na Zon (canal 16), Cabovisão (canal 9), Vodafone e Optimus Clix (canal 200).
Aqui vai o meu comentário que o jornal "O Económico" não publicou. Porque terá sido?

"Sim, os estivadores têm toda a razão!
Importa aqui, reafirmar, que esta luta dos estivadores portugueses - de Lisboa, de Aveiro, de Setúbal, de Sines, da Figueira da Foz e do Caniçal - é tudo o que este governo português não quer! E não quer, porque sabe que não dialogou nem concertou com todos os estivadores e os seus representantes, antes entendeu impor não só pela força, mas acima de tudo, pela mentira trazida ao povo português. Não quer ainda, porque poderá contagiar outros trabalhadores e outros sindicatos de outros quadrantes laborais, que possam ganhar alma e coragem para lutar, sim para lutar e contestar.
Não quer também, porque o seu grau de comprometimento com o grande capital, com os grupos económicos que detêm o setor, não lhes permite outra coisa, senão tudo aquilo que vimos assistindo, mentiras várias e, acima de tudo, uma tentativa de intoxicar a opinião pública no sentido de tentar denegrir a imagem do estivador dizendo os maiores disparates. Ora ganhamos 5.000 euros, ora somos do PCP, ora somos afetos à CGTP, ora queremos manter intocável um estatuto laboral de favorecimento e mordomias, ora prejudicamos o país, as exportações e a recuperação da economia, etc, etc... Nestas coisas, já diz o povo que uma mentira demasiado repetida, não se torna verdade! E, de facto, em contraste com o governo português, o povo é sábio quando o afirma!
Tudo aquilo que nós estivadores reclamamos e queremos, é que não nos tirem os nossos postos de trabalho e os entreguem de "mão beijada" às empresas de estiva, para que possam lá colocar trabalhadores precários, sem qualquer qualificação ou experiência, desde que sejam baratinhos. Porque é isso que esta proposta de lei procura, ou seja, promover o desemprego de trabalhadores qualificados que têm trabalhado dia e noite em prol deste país, substituí-los por outros, e assim aumentar os lucros dos patrões sem que tal signifique diminuir a fatura portuária. É isto que está em causa, aumentar de forma exponencial os lucros dos patrões do setor portuário, pois além da rentabilidade do negócio da operação portuária, há que agarrar o negócio da exploração da mão-de-obra portuária. 
E o povo português disto nada sabe porque também não conhece o setor e os "páraquedistas" inúteis que lá proliferam!
Tudo o que queremos é trabalhar nos nossos postos de trabalho! Tudo o que queremos é sustentar as nossas famílias e proporcionar um futuro melhor aos nossos filhos! Tudo o que queremos, é defender a profissão e mantê-la para os vindouros com padrões de dignidade e de futuro. Nós lutamos por nós e pelos outros, por todos aqueles que queiram abraçar esta profissão e trabalhar em prol do crescimento económico que não tenha de se sustentar em exploração e em precarização. Ao contrário de outros, nós temos lutado pela entrada de mais trabalhadores para o setor portuário! Porque são precisos! Só que os patrões, só querem trabalhadores vindos por "assobio"...! E não nos venham falar de horas extraordinárias, pois estamos fartos de ter que aguentar dia e noite na "muralha", 24 horas sobre 24 horas, vezes sem conta a trabalhar privando as nossas famílias, não vendo os nossos filhos durante dias seguidos, quando a distribuição desse trabalho, poderia refletir-se em mais emprego. Em emprego condigno! Mas os patrões não querem e o governo faz-lhes a vontade! 
E lutamos ainda pelo povo, porque ao povo pertencemos! Também nós estivadores, estamos e iremos sofrer com a austeridade e a carga fiscal que nos estão a ser impostas! E é por isso também, que temos estado e estaremos em todas as manifestações de protesto, sejam elas organizadas por quem. Queremos e vamos estar sempre ao lado do povo! 
A terminar, não será a requisição civil que nos irá parar e intimidar, não serão os serviços mínimos alargados para máximos que nos irão demover! Se não acreditam, esperem então para ver! Noutrora os estudantes, hoje os estivadores na defesa da democracia! Nós estivadores, somos capazes de viver e morrer em torno de uma causa, e, o nosso posto de trabalho, a nossa família, o futuro dos nossos filhos, os valores democráticos, o povo português e Portugal, são razões suficientes para lutar e vencer! E VAMOS VENCER! CAIRÁ MAIS DEPRESSA O GOVERNO, DO QUE OS ESTIVADORES POSSAM PERDER A DIGNIDADE, A CONVICÇÃO E A TENACIDADE!
QUANDO AFIRMAMOS QUE A ESTIVA EM PORTUGAL SOMOS NÓS, NÃO IGNORAMOS QUE HAJAM OUTROS, MAS ESSES, NÃO SE PAUTAM NEM SÃO COMO NÓS!... 

Eduardo Marques, Estivador do porto de Aveiro, um porto de estivadores em luta!"

Sem comentários: