6 de outubro de 2012

Acordo entre concessionária e sindicato suspende greve em Sines


A greve às horas extraordinárias no Porto de  Sines, em curso há vários dias, foi hoje suspensa após concessionária e  sindicato do setor terem chegado a um entendimento, informa um comunicado  conjunto enviado à agência Lusa. 
Na nota, a PSA Sines (concessionária do Terminal de Contentores do Porto  de Sines) e o Sindicato XXI anunciam "ter alcançado um entendimento sobre  as matérias em discussão, que permitem um regresso à normal prestação de  trabalho extraordinário sempre que o mesmo seja necessário".  

O comunicado não especifica em que termos foi alcançado o acordo.  

 Desde 17 de setembro que a maioria dos portos portugueses está paralisada  devido à greve dos pilotos de barra, à paralisação dos estivadores e dos  trabalhadores das administrações portuárias, que se foram sucedendo umas  às outras, sem interrupções.   No comunicado, sindicato e concessionária do Terminal de Contentores  do Porto de Sines referem que o acordo "estabelece as bases para um trabalho  conjunto, (...) para permitir o crescimento do projeto em bases sustentáveis,  defendendo os interesses das várias partes envolvidas: acionistas, colaboradores  e outras entidades direta ou indiretamente envolvidas na atividade do terminal".  A nota realça ainda "o empenho revelado por ambas as partes na procura  de soluções conciliadoras" e "o forte compromisso em assegurar a necessária  estabilidade e paz social, condição reconhecida por todos, sem exceção,  como indispensável ao crescimento, êxito do projeto e única garantia da  confiança dos clientes".  
Lusa

Sem comentários: