9 de agosto de 2011

ARMANDO TEIXEIRA CARNEIRO: Desenvolvimento de projecções logísticas, especiais e autónomas, em direcção à Europa, são vitais para a Zona Centro

A Fundação para o Estudo e Desenvolvimento da Região de Aveiro (FEDRAVE) em conjugação com as suas instituições: o Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA) e a recente Escola Profissional Marítima de Aveiro (EPMA), há muitos anos que vem defendendo e dinamizando a necessidade de se entender, táctica e estrategicamente, como vital para a zona Centro do País o desenvolvimento de projecções logísticas, especiais e autónomas, em direcção à Europa, contando com a Comunidade Autónoma de Castela-Leão como parceiro privilegiado e, por razões óbvias, igualmente interessado no processo.
A estratégia de desenvolvimento do eixo logístico dirigido à Europa a partir de Aveiro e da Figueira da Foz, pela via comum Viseu-Guarda-Salamanca-Valladolid, em franca e saudável concorrência com os outros eixos estratégicos que há mais tempo se desenvolvem, e bem, a norte, com base nos Portos de Leixões, Viana do Castelo e de Vigo, e a sul, com base nos Portos de Sines, Setúbal e Lisboa, que também têm as suas estratégias independentes de desenvolvimento.

Três eixos logísticos que se devem complementar mas que devem ser perfeitamente autónomos a fim de evitar o condicionamento do desenvolvimento económico-social da Zona Centro do País aos interesses específicos da grande Lisboa ou do grande Porto.
A aposta do Departamento de Tecnologias do Mar (DETMAR) do ISCIA é a de ser um elemento de base desta importante estratégia de desenvolvimento regional, entendendo que quanto mais forte for a autonomia regional do Centro de Portugal mais importante será a sua participação no esforço do desenvolvimento do País. A criação da Escola Profissional Marítima (EPMA), que vai começar a funcionar em 2012, vai reforçar a nível profissionalizante as competências regionais viradas ao Mar.
Esta aposta estratégica das Instituições da FEDRAVE vem criar condições para, quando se der o “arranque económico” na área das actividades marítimas, existirem profissionais, a níveis médios e superiores, para trabalharem no multifacetado processo.
A Região de Aveiro que desde sempre teve características específicas e diferenciadas relativamente ao resto do País, de entre as quais uma das mais importantes é a elevada capacidade de empreendedorismo e de propensão para o investimento reprodutivo. Mas para que tal característica se possa desenvolver e servir de elemento catalisador na tessitura económico-social da Região é importante que as suas condições de criação de infra-estruturas, nomeadamente a nível formativo superior e a nível profissional, possam ser desenvolvidas sem entraves e constrangimentos, muito menos dependências.

O Prof. Doutor Armando Teixeira Carneiro é Director do ISCIA
Fonte: portos de portugal

Sem comentários: