12 de setembro de 2011

Novo pacote de medidas para os portos em 2013

Numa recente visita ao porto de Roterdão, Siim Kallas, Vice-Presidente da Comissão Europeia e comissário responsável pelos transportes, anunciou a intenção de emitir, em 2013, um pacote de propostas para ajudar os portos a permanecerem competitivos e sustentar o enorme potencial do setor portuário.
Este pacote deve conter medidas para ajudara na redução dos encargos administrativos portuários, propostas para implementar transparência no financiamento portuário assim como propostas de serviços portuários.
"Os portos são motores do desenvolvimento económico e fontes de prosperidade para as nossas cidades, regiões e países", referiu Siim Kallas. "Mas, nos próximos vinte anos, as nossas várias centenas de portos marítimos vão encarar desafios enormes no que diz respeito à produtividade, investimentos necessários, emprego ou à sua integração nas cidades e nas regiões. A minha visita a Roterdão esta semana reforça a minha convição no enorme potencial que os nossos portos têm para crescer nos anos vindouros, mas necessitamos de impedir possíveis entraves ao desenvolvimento portuário, implementando uma política portuária mais coerente", acrescentou Siim Kallas, anunciando posteriormente a intenção de "lançar várias propostas para o setor portuário em 2013".
A revisão da política portuária não é novidade, visto que foi um dos pontos prioritários no Livro Branco sobre os Transportes, lançado recentemente.
Autor/fonte: 

Sem comentários: