23 de setembro de 2011

Estivadores europeus marcam greve para Novembro

A paralisação de 23 de Novembro, de apenas duas horas, tem um carácter simbólico, mas visará também marcar terreno numa altura em que a Comissão Europeia anuncia para 2013 um novo “pacote” portuário.Na reunião do IDC, ocorrida na Suécia, participaram representantes dos trabalhadores portuários de Chipre, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Itália, Malta, Suécia e Portugal.
Os estivadores europeus vão parar duas horas no próximo dia 23 de Novembro, em defesa de “condições de trabalho dignas”.
 
A decisão foi tomada, por unanimidade, na reunião da IDC (International Dockworkers Council), a associação internacional de estivadores, que decorreu na Suécia e na qual estiveram também representados os trabalhadores portuários portugueses.
 
A IDC reclama às diferentes autoridades nacionais que apliquem as normas de prevenção de acidentes de trabalho, que respeitem o direito à negociação colectiva, e que se comprometam com a manutenção do emprego dos trabalhadores portuários profissionais em todas as instalações portuárias e em todas as operações de movimentação de mercadorias.

 
 

Sem comentários: