24 de março de 2011

Wilhelmsen Lines anunciou o maior navio ro-ro do mundo

A transportadora norueguesa Wilhelmsen Lines anunciou o lançamentro do maior navio ro-ro. Batisado Tønsberg, é, de todos os existentes, o que dispõe de maior flexibilidade para transportar cargas pesadas e altas.
O Tønsberg também arvora o trunfo do mais amigo do ambiente, ao gastar 20 por cento menos combustível do que os antigos 15 navios ro/ro da Wilhelmsen. Mais três destes navios serão construídos pela Mitsubishi Heavy Industries, em Nagasaki, no Japão, até 2012.
O navio tem 265 metros de comprimento e um volume de carga de 138 mil metros cúbicos. Tem uma capacidade de 8.500 ceu (do ingês car equivalent units, unidades equivalentes a veículo ligeiro) em comparação com os 8000 ceu do maior dos navios da frota Wilhelmsen atualmente em operação.Este novo navio “inaugura” a classe Mark V. É o maior, mas também o mais sofisticado roll-on roll-off já construído. Dispõe de seis convés fixos e três adaptáveis. A totalidade do compartimento de carga do novo navio está preparada para albergar carga alta e pesados, como escavadeiras, tratores, pás carregadeiras e ceifeiras. A carga pode também ser acondicionada no convés exterior, que tem uma rampa de acesso a partir do convés inferior.A rampa de popa tem 12 metros de largura e suporta uma carga útil de 505 toneladas, o que dá ao navio o título de maior carregador desta classe. A altura livre do convés principal, 7,1 metros, também é inédita para este tipo de embarcação.
Outras características ambientais incluem um avançado turbo gerador que produz eletricidade a partir de exaustão de calor; a água de lastro integra um sistema de tratamento de água; e os tanques de combustível estão protegidos para minimizar as fugas em caso de encalhe ou colisão.

2 comentários:

barconauta_ disse...

escavadeiras, pás carregadeiras e cheira-me que foi tirado de algum site Brasileiro. Pois em Português, é escavadoras e pás carregadoras.

EstivadoresAveiro disse...

Ola Ricardo, não deixa de ser uma boa observação, mas no caso esta informação foi mesmo retirada de um site português.Embora não queira dizer que esse site não a tenha ido buscar a um brasileiro.
Abraço
Orando miguel08