17 de março de 2011

ECSA: Cumprir metas IMO para emissões de enxofre será duro para os armadores

A Associação Europeia dos Armadores (ECSA) acredita que muito dificilmente a totalidade dos armadores conseguirá cumprir os prazos fixados pelas novas normas da IMO para as emissões de enxofre (SOx) dos combustíveis navais. Alfons Guinier, secretário geral da associação, apela a uma política de tolerância para com os potenciais infratores.
Em 1 de janeiro de 2015 em Áreas de Controle de Emissão (ACE), como o Mar Báltico, Mar do Norte e o Canal da Mancha, deixa de ser possível navegar com combustível naval com um teor de enxofre superior a 0,1%. Apesar dos protestos de grupos de pressão, e fundamentos para ajuste mais próximo dos atuais limites de 0,5%, essas medidas não deverão ser exequíveis.
Segundo Alfons Guinier, os armadores têm três opções: usam combustível de baixo teor de enxofre, filtros purificador instalados nas chaminés dos navios para neutralizar as emissões nocivas ou adaptam os motores para queima de Gás Natural Liquefeito (GNL). Soluções todas elas muito dispendiosas, e/ou muito exigentes do ponto de vista tecnológico. O que torna muito difícil que todos os navios estejam preparados para cumprir a norma IMO em Janeiro de 2015.

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