Esta sexta-feira vai proceder-se ao lançamento do concurso público internacional da empreitada para ampliação do Molhe Norte e aprofundamento do canal de navegação do Porto de Aveiro.
A cerimónia, a decorrer no Hotel de Ílhavo, será presidida pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça.
As obras estão orçadas em 35 milhões de euros, sendo o investimento financiado através de fundos comunitários, do orçamento do Porto de Aveiro e de verbas do Estado. O projecto da “Reconfiguração da Barra do Porto de Aveiro” tem por objectivo a obtenção de uma configuração para a Barra do Porto de Aveiro e do canal exterior de navegação (canal de aproximação) que permita a melhoria das condições de navegação na zona da barra. Esta nova configuração da barra deverá, assim, permitir o tráfego, em condições de segurança e, tanto quanto possível, sem limitações de maré ou meteorológicas, de navios de maior dimensão do que os actuais, ou seja, deverá permitir o tráfego de navios com um comprimento até 200 m e um calado de 10,5 m.
A cerimónia, a decorrer no Hotel de Ílhavo, será presidida pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça.
As obras estão orçadas em 35 milhões de euros, sendo o investimento financiado através de fundos comunitários, do orçamento do Porto de Aveiro e de verbas do Estado. O projecto da “Reconfiguração da Barra do Porto de Aveiro” tem por objectivo a obtenção de uma configuração para a Barra do Porto de Aveiro e do canal exterior de navegação (canal de aproximação) que permita a melhoria das condições de navegação na zona da barra. Esta nova configuração da barra deverá, assim, permitir o tráfego, em condições de segurança e, tanto quanto possível, sem limitações de maré ou meteorológicas, de navios de maior dimensão do que os actuais, ou seja, deverá permitir o tráfego de navios com um comprimento até 200 m e um calado de 10,5 m.
A solução definida a nível de Estudo Prévio e posteriormente desenvolvida no subsequente Projecto de Execução de base desta empreitada, inclui as seguintes obras e intervenções:
- Prolongamento do molhe numa extensão de 200 m, segundo o alinhamento do troço final da obra existente.
- Definição de um novo canal de navegação, com uma ligeira rotação para sul relativamente ao actual alinhamento, com uma largura de rasto de 200m e uma cota de serviço de -12,50 m (ZH).
- Dragagem de um canal com as mesmas características do anterior na zona de aproximação, exteriormente aos molhes. Este canal, com um alinhamento de 060º/240º, será acrescido de faixas de segurança de 50 m para cada um dos lados, devendo ser dragado à cota -13,20 m (ZH) para garantir uma cota de serviço de -12,50 m (ZH);
- Assinalamento marítimo para o novo enfiamento de entradas e saídas de navios;
- Trabalhos complementares no corpo do molhe central e reconfigurações em retenções marginais ao longo do canal principal de navegação.
- Deposição dos dragados em zonas de praia submersa compreendidas entre o Molhe Sul e o 1.º esporão e, ainda, entre os 3º e 5º esporões da Costa Nova.
“Trata-se da última grande obra que fecha um conjunto significativo de investimentos realizados nos últimos dez anos no Porto de Aveiro” – afirma o Presidente da APA, S.A.).
Esse conjunto de investimentos “compreendeu os novos terminais do porto, o fecho da via de cintura portuária e a ligação ferroviária ao Porto de Aveiro” – acrescenta José Luís Cacho, considerando a obra a lançar sexta-feira “um projecto fundamental para a viabilização de todos os investimentos já realizados”.
Sem comentários:
Enviar um comentário