14 de março de 2011

A GRANDE TRAGÉDIA SOFRIDA POR TODO UM POVO


Ninguém pode ficar indiferente à tragédia provocada, no Japão, pelos efeitos do sismo e do tsunami, ocorridos no passado dia 11 de Março de 2011.Aqui deixo, para ilustrar melhor a dimensão da catástrofe que o povo do Japão está a viver, o texto expresso pela agência de notícias “Presstur” na Internet, no passado dia 14 do corrente mês:
“O grande sismo de sexta-feira à tarde (hora local) no Japão e o violento tsunami que se seguiu pode ter provocado mais de dez mil mortos no Nordeste do Japão, segundo o chefe da polícia de Miyagi, citado pela imprensa japonesa.
Enquanto em Tóquio a Agência Meteorológica do Japão revia de grau 8,9 para 9 a intensidade do sismo, que o classifica como um dos mais fortes de sempre no mundo nas zonas mais próximas do epicentro, prosseguem as buscas de sobreviventes, o número de deslocados supera os 600 mil e o País começa a ser preparado para enfrentar um balanço das vítimas muito superior ao que era feito até anteriormente.
Uma estação GPS e confirmada por mapas da Geospatial Information Authority do Japão, de acordo com um cientista da U.S. Geological Survey dos EUA citado pela CNN, referem cálculos do Instituto de Geofísica e Vulcanologia de Itália que o sismo provocou uma deslocação do eixo da terra em cerca de dez centímetros.
A mesma notícia refere, citando um cientista japonês, que o sismo ocorreu numa área de 400 quilómetros de comprimento por 160 de largura, onde as placas tectónicas se deslocaram mais de 18 metros.
O Japão fica no chamado “anel de fogo”, designação de uma área de intensa actividade sísmica que vai da nova Zelândia, no Pacífico Sul até ao Alasca.
A mais recente informação oficial do Japão diz que o sismo de sexta-feira, a que já se seguiram centenas de réplicas, teve uma intensidade de grau 9, uma pequena variação na escala relativamente à informação inicial (8,9), mas que significa que teve o dobro do potencial destrutivo, sendo similar ao que ocorreu na Indonésia em 2004 e que provocou o tsunami que matou mais de 200 mil pessoas numa dezena de países do Pacífico. Seguiu-se um tsunami, com ondas de dez metros de altura que varreram tudo pela frente até dez quilómetros em terra. Os efeitos do tsunami fizeram-se sentir em vários países costeiros do Pacífico, mas de forma ligeira.
Cálculos de cientistas citados pela CNN dizem que o sismo de sexta-feira parece ter provocado uma deslocação da principal ilha do Japão em 2,4 metros.
O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, elevou hoje para cem mil o número de socorristas da SDF a enviar para as áreas mais atingidas, que faz desta operação a maior do País e conta com o apoio de 69 governos e 5 instituições internacionais que já se disponibilizaram para ajudar o Japão”.

Sem comentários: