No primeiro ano de funcionamento da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro, as composições que circularam pela via movimentaram perto de 200 mil toneladas, o que equivale a 7400 camiões retirados das estradas.
88% da carga movimentada por ferrovia correspondeu a exportações pelo Porto de Aveiro, dado que merece natural destaque.A ligação ferroviária permitiu baixar os custos logísticos de exportações, tendo também alargado a área de influência do porto.Três comboios percorrem, diariamente, em média, os nove quilómetros que unem o Porto de Aveiro à plataforma multimodal de Cacia, transportando, sobretudo, pasta de papel, aglomerado de madeira, cereais e cimento. Os destinos são maioritariamente o norte de África, Cabo Verde (cimento) e o norte da Europa.“São números que nos deixam bastante satisfeitos, estando aliás acima das expectativas iniciais” – afirma o Presidente do Porto de Aveiro (APA, S.A.): “A ligação ferroviária veio dar outras condições às empresas exportadoras, ajudando assim a economia nacional. Tratou-se de um investimento avultado, mas que já começa a dar os seus frutos, o que é um sinal bastante positivo e nos acalenta esperanças para o futuro” – garante José Luís Cacho, frisando também o “alargamento do hinterland do Porto de Aveiro à importante região de Castela e Leão”.
“Investimento que vai ser significativamente potenciado quando ficar concluída a ampliação do molhe norte, obras cujo concurso público foi lançado no passado dia 11, em Ílhavo, pelo Ministro das Obras Públicas, Prof. António Mendonça” – conclui o Presidente da APA.88% da carga movimentada por ferrovia correspondeu a exportações pelo Porto de Aveiro, dado que merece natural destaque.A ligação ferroviária permitiu baixar os custos logísticos de exportações, tendo também alargado a área de influência do porto.Três comboios percorrem, diariamente, em média, os nove quilómetros que unem o Porto de Aveiro à plataforma multimodal de Cacia, transportando, sobretudo, pasta de papel, aglomerado de madeira, cereais e cimento. Os destinos são maioritariamente o norte de África, Cabo Verde (cimento) e o norte da Europa.“São números que nos deixam bastante satisfeitos, estando aliás acima das expectativas iniciais” – afirma o Presidente do Porto de Aveiro (APA, S.A.): “A ligação ferroviária veio dar outras condições às empresas exportadoras, ajudando assim a economia nacional. Tratou-se de um investimento avultado, mas que já começa a dar os seus frutos, o que é um sinal bastante positivo e nos acalenta esperanças para o futuro” – garante José Luís Cacho, frisando também o “alargamento do hinterland do Porto de Aveiro à importante região de Castela e Leão”.
A inauguração oficial ocorreu há precisamente um ano, a 27 de Março de 2010, cerimónia que foi presidida pelo Primeiro Ministro José Sócrates.
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