José Llorca
Ortega, presidente da espanhola Puertos del Estado, esteve esta
segunda-feira no porto de Sines, onde reuniu com Vítor Caldeirinha,
presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP). Em cima da mesa
esteve a cooperação em várias matérias, nomeadamente na apresentação de
candidaturas integradas a fundos comunitários no âmbito da Port Single
Window. Recorde-se que as candidaturas a estes fundos acabam já no final
deste mês, pelo que as conclusões deste encontro assumirão especial
relevância.
O presidente da Puertos del Estado foi recebido em Sines por Vítor Caldeirinha e por João Franco, presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, aos quais se juntou toda uma comitiva de representantes dos vários portos nacionais. Em Sines, Llorca Ortega teve possibilidade de ficar a conhecer de perto a realidade do porto local e de ferramentas como a Janela Única Logística, sistema que será replicado em Espanha (também desenvolvido pela Indra).
"O tema principal em discussão foi a questão das candidaturas integradas no âmbito da Port Single Window aos fundos comunitários. Queremos fazer candidaturas harmonizadas e estandardizadas", assumiu Vítor Caldeirinha, ressalvando que cada país apresentará as suas propostas mas que os projetos são pensados a um nível ibérico (e consequentemente europeu) e não a um nível nacional.
O presidente da Puertos del Estado foi recebido em Sines por Vítor Caldeirinha e por João Franco, presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, aos quais se juntou toda uma comitiva de representantes dos vários portos nacionais. Em Sines, Llorca Ortega teve possibilidade de ficar a conhecer de perto a realidade do porto local e de ferramentas como a Janela Única Logística, sistema que será replicado em Espanha (também desenvolvido pela Indra).
"O tema principal em discussão foi a questão das candidaturas integradas no âmbito da Port Single Window aos fundos comunitários. Queremos fazer candidaturas harmonizadas e estandardizadas", assumiu Vítor Caldeirinha, ressalvando que cada país apresentará as suas propostas mas que os projetos são pensados a um nível ibérico (e consequentemente europeu) e não a um nível nacional.
O presidente da APP adiantou ainda que outro tema em cima da mesa foi a "candidatura a projetos no âmbito dos navios a LNG", considerado como o combustível do futuro no transporte marítimo e alvo de aposta e de fundos importantes a nível europeu.
Outro tema discutido foram as ligações ferroviárias entre os dois países. José Llorca Ortega recordou que a Espanha já está a apostar na bitola europeia, embora numa primeira fase recorrendo ao terceiro carril, até porque muito do material circulante espanhol está preparado para a bitola ibérica - tal como em Portugal. No âmbito ferroviário, Portugal e Espanha manifestam então vontade de criar uma rede ferroviária em bitola europeia que permita que os portos portugueses e espanhóis alarguem o seu hinterland e cheguem além-Pirinéus.
Temas como a flexibilização da mão-de-obra portuária portuguesa, que pode ser replicada em Espanha, ou a criação de um domínio público portuário em Portugal à imagem do exemplo espanhol estiveram também em cima da mesa, mostrando que os países estão atentos ao que se faz do outro lado da fronteira e preparados para colaborar em assuntos de especial importância.
José Llorca Ortega fez ainda questão de reforçar a localização geográfica central da Península a nível de rotas marítimas, salientando que é importante para ambos os países "ter uma marca conjunta que venda essa localização geográfica privilegiada".
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