O
MSC.PSA European Terminal (MPET) será, tudo o indica, o maior
terminal de contentores europeu, com uma capacidade de nove milhões
de TEU/ano.
O
novo terminal, localizada na margem esquerda do Escalda, em
Antuérpia, ocupará uma área de 240 hectares e disporá de uma frente
de cais de 3 550 metros.
A
operação dos navios será assegurada por 39 pórticos de cais com um
alcance de 25 contentores sobre o mar, capazes portanto de
carregar/descarregar os navios de 18 000 TEU. Em terra estão
previstos 200 pórticos de parque.
O
terminal servirá a aliança P3 e também as operações independentes da
MSC e da Maersk Line.
A
MSC foi entretanto autorizada a transferir as suas operações em
Antuérpia, da margem direita para a margem esquerda do Escalda, para
a Deurganck Dock, a jusante das comportas que garantem o caudal do
rio. A transferência deverá ficar concluída até ao final do próximo
ano.
A
MSC é o maior cliente do porto de Antuérpia, com um movimento anual
de 4,5 milhões de TEU. Nos últimos anos, as limitações do terminal
obrigaram-na a divergir cargas para outros portos vizinhos.
A
MSC, através da TIL, e a PSA são já parceiros em vários outros
terminais, nomeadamente na PSA Sines, concessionária do Terminal
XXI.
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