19 de maio de 2014

MSC e PSA projectam o maior terminal europeu em Antuérpia

O MSC.PSA European Terminal (MPET) será, tudo o indica, o maior terminal de contentores europeu, com uma capacidade de nove milhões de TEU/ano.
O novo terminal, localizada na margem esquerda do Escalda, em Antuérpia, ocupará uma área de 240 hectares e disporá de uma frente de cais de 3 550 metros.
A operação dos navios será assegurada por 39 pórticos de cais com um alcance de 25 contentores sobre o mar, capazes portanto de carregar/descarregar os navios de 18 000 TEU. Em terra estão previstos 200 pórticos de parque.
O terminal servirá a aliança P3 e também as operações independentes da MSC e da Maersk Line.
A MSC foi entretanto autorizada a transferir as suas operações em Antuérpia, da margem direita para a margem esquerda do Escalda, para a Deurganck Dock, a jusante das comportas que garantem o caudal do rio. A transferência deverá ficar concluída até ao final do próximo ano.
A MSC é o maior cliente do porto de Antuérpia, com um movimento anual de 4,5 milhões de TEU. Nos últimos anos, as limitações do terminal obrigaram-na a divergir cargas para outros portos vizinhos.
A MSC, através da TIL, e a PSA são já parceiros em vários outros terminais, nomeadamente na PSA Sines, concessionária do Terminal XXI. 

Sem comentários: