No próximo dia 9 de setembro, o OficiaisMar – Sindicato dos Capitães, Oficiais Pilotos, Comissários e Engenheiros da Marinha Mercante, vai promover uma sessão subordinada ao tema “Caminhos para o Futuro dos Portos e Trabalhadores do Algarve”, evento que contará com a presença de deputados da República, autarcas e autoridades regionais, organizações representativas do setor marítimo-portuário, bem como trabalhadores e outros interessados. A sessão está marcada para o auditório do Museu de Portimão, a partir das 14.30h.
O Sindicato propõe a análise da atualidade e do potencial do setor marítimo e portuário no Algarve, de Odeceixe ao Guadiana, e da importância do Mar e dos Portos como vias de comunicação e alavanca de desenvolvimento económico para a Região, juntando os vários intervenientes deste sector que apresentarão soluções e caminhos na área dos cruzeiros, das cargas, das pescas, do recreio, da aquacultura, da exploração energética, dos estaleiros e outras atividades da fileira marítima e portuária, bem como para a valorização do trabalho apoiada numa efetiva contratação coletiva.
O OficiaisMar pretende aprofundar com a comunidade recomendações que valorizem o sector e os seus trabalhadores pelo investimento público e privado, iniciando um processo de dinamização que quebre com a regressão das últimas décadas e contribua decisivamente para o desenvolvimento económico do Algarve.
As inscrições devem ser feitas até esta sexta-feira, através do email geral@oficiaismar.pt com nome, empresa/organização e cargo.