24 de outubro de 2011

Marco Polo II tem 57 milhões para apoiar cerca de 30 projectos


A Comissão Europeia acaba de dar o “tiro de partida” para a chamada de 2011 do Marco Polo II. 16 de Janeiro é a data limite para a apresentação de propostas.
 O orçamento disponível é de 57 milhões de euros. Verba que deverá ser suficiente para apoiar uns 30 projectos de cinco categorias: transferência modal, acções catalizadoras, auto-estradas do mar, “traffic avoidance” e aprendizagem comum.
 Os incentivos a conceder variarão entre 35% e 50% dos custos elegíveis e efectivamente verificados, de acordo com o tipo de acções.
 Poderão candidatar-se acções iniciadas ou a iniciar entre 1 de Julho de 2010 e 1 de Julho de 2013. Mas só serão elegíveis os gastos ocorridos após a candidatura.
 Desta feita, a Comissão Europeia coloca especial ênfase nos serviços de transporte em vias navegáveis interiores e em soluções de transporte ferroviário de mercadorias em comboios multicliente.
 O prazo para a apresentação das candidaturas decorre até 16 de Janeiro do próximo ano. As candidaturas serão abertas no início de Fevereiro. A avaliação externa acontecerá em Fevereiro e Março, ao que se seguirá a avaliação interna, em Abril. A lista dos projectos escolhidos para serem negociados com os promotores será proposta em Junho e a assinatura dos contratos ocorrerá em Novembro ou Dezembro do próximo ano.
 Na chamada de 2010, o Marco Polo II atribuiu 57 milhões de euros a 32 projectos, sendo 26 acções de transferência modal, 4 acções de aprendizagem comum, uma auto-estrada do mar e uma acção de “traffic avoidance”.
 Transportes & Negócios

Sem comentários: