26 de outubro de 2011

Estarreja proíbe atravessamento por camiões


caminhao A autarquia de Estarreja decidiu proibir o atravessamento da cidade por camiões para impedir tráfego que procura evitar troços pagos das autoestradas. A partir da segunda semana de novembro, todos os veículos pesados de mercadorias que passem por Estarreja serão multados pela GNR, em nome da segurança e qualidade ambiental.
O aumento de tráfego de pesados, com implicações na segurança e saúde pública, um ano após a introdução de portagens na A29, levaram a Câmara Municipal de Estarreja a interditar a circulação de camiões desviados da antiga SCUT. 
“Tendo nós duas autoestradas que percorrem o concelho paralelamente à EN109, é de fato um luxo bacoco ver que essas vias não são utilizadas e que a população de Estarreja está a ser massacrada: é barulho de noite e de dia, problemas nas tampas, a Câmara a ter que gastar dinheiro em reposição de pavimento mais rápido que se previa e os estudantes a irem para a secundária num troço onde não há passeios”, justificou o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo Matos, em declarações à Rádio Renascença. 
O autarca pediu mais incentivos nas ex-SCUT para atrair o trânsito que regressou à estrada nacional. “Temos ali uma estrutura de luxo bacoco na autoestrada para ninguém. Portanto, temos de arranjar formas equilibradas, talvez através e portagens mais acessíveis, para que as pessoas deixem de vir para as estradas deste tipo,” acrescentou.

Sem comentários: