28 de julho de 2011

O FUTURO ESTÁ PERTO


As empresas insistem que, a fim de se adaptarem às exigências produtivas de um mercado globalizado, é necessário que a sua gestão seja flexível. É então a própria organização do trabalho que é alvo de legislação que desregula a responsabilidade do patrão face aos seus trabalhadores e que remete o Estado para um papel de supervisão cada vez mais frágil e ausente.
A precariedade é a proposta para todas as relações laborais de hoje em diante.
Para muitos este efeito não foi visível, primeiro porque atuou de forma lenta, embora sustentada, e segundo porque durante anos se disse que a precariedade era algo dos jovens e que também os adultos tinham passado por maus momentos na juventude, era algo que faria parte do processo de crescimento.
Mas hoje sabemos que não é assim. A precariedade é a proposta do (des) Governo para todas as relações laborais de hoje em diante. Os mais novos, os que entraram primeiro no mercado de trabalho, foram os que primeiro sofreram as suas agruras, mas, com a crise, as centenas de milhares de pessoas que caem no desemprego sabem bem que o emprego que as espera, se esperar será precário.
Muitas pessoas preferem não perder um dia de “praia” a manifestarem-se, ou pelo menos mostrar algum descontentamento estão sempre na esperança que os males só aconteçam aos outros.
Se quer melhores resultados e deseja tornar o trabalho mais agradável e produtivo, é preciso ter iniciativa. Parece óbvio que fazer e antecipar o que precisa ser feito é a atitude certa, porém ainda há muita gente de braços cruzados diante da oportunidade de agir e mudar a realidade para melhor.
Sejam mais ativos e principalmente sejam inteligentes.

2 comentários:

Unknown disse...

estou plenamente de acordo...quanto mais tarde pior. vai-se juntar tudo subsidio de ferrias, a nossa parte do subsidio de natal e a negociação dos montantes a atribuir aos que querem mandar embora. com este cenario a preparar-se parece-me que é intenção de juntar a este "pacote" algo mais...no entanto não o devemos permitir já todos contribuimos para esse peditório...e vistas as coisas a unica coisa que conseguimos foi de livre abdicar de montantes que agora talvez viessem a dar jeito nas contas que estam a preparar...

EstivadoresAveiro disse...

Será que estejam a preparar um só bolo??
Orlando Miguel08