26 de julho de 2011

Aveiro debate projecto de intermodalidade E-80, do programa Marco Polo II

O Porto de Aveiro leva a efeito na próxima quinta-feira, 28 de Julho, dois workshops do projecto “Intermodality E-80”, que se insere no Programa Marco Polo II, no âmbito das medidas de aprendizagem comuns.Os grupos de trabalho envolvidos no projecto - e nos quais participam os principais stakeholders da cadeia logística de transporte -, preconizam, em termos globais, a promoção da integração do transporte marítimo de curta distância (SSS – Short Sea Shipping) em serviços porta a porta, como uma alternativa que pode ser competitiva relativamente à utilização unimodal do transporte rodoviário no corredor E-80.“A integração do SSS na cadeia de transporte. Viabilidade da prestação de serviços porta a porta” é o tema em análise no primeiro workshop, reunião de trabalho com início marcado para as 10:30, no Hotel Meliá Ria-Aveiro.

Cumprida a recepção aos convidados, os trabalhos abrem às 10:45 com uma intervenção de José Luís Cacho, Presidente do Porto de Aveiro (APA, S.A.). Um quarto de hora mais tarde são apresentadas as conclusões do 1.º workshop, detalhe a cargo da equipa técnica do projecto.
Pelas 11:15, Rui D’Orey, CEO da “Horizon View”, aborda o tema “A experiência da Orey na prestação de serviços door-to-door de base marítima, no espaço Atlântico. A sua operacionalização”.Segue-se debate focalizado na visão e experiência dos participantes quanto à viabilidade da prestação de serviços intermodais de base marítima.
As conclusões do “2.º Workshop do GRUPO DE TRABALHO 1” são lidas às 12:30.A jornada de reflexão prossegue durante a tarde, com mais um workshop - “1.º Workshop do GRUPO DE TRABALHO 2”.Marta Alves, do Porto de Aveiro, abre os trabalhos pelas 14:30, seguindo-se a apresentação das conclusões do primeiro Workshop, de novo ao cuidado da Equipa Técnica”.
Cumprida esta etapa, José Antonio Vilán Costas, Accounting Manager da “Visual Trans”, abordará o tema “Sistemas de Gestão para a Prestação de Serviços Intermodais de Base Marítima. O projecto com o Porto de Valência”.O debate subsequente, com início previsto para as 15:20, reger-se-á sob a epígrafe “Vantagens na utilização de TIC´s para o aumento da eficiência na prestação de serviços intermodais .
As conclusões do “1.º Workshop do GRUPO DE TRABALHO 2” são lidas às 16:30.Note-se que está prevista a participação, em ambos os workshops, dos principais agentes envolvidos na prestação de serviços intermodais de base marítima, como sejam transitários,

3 comentários:

O PORTALÓ disse...

Os Workshops são sempre uma mais valia, mas começamos a suspeitar de tudo isto, pois de concreto "zero". Um Porto como o nosso, que apenas serve para realizações deste género, não nos serve, nem serve a nossa região. É preciso acção,e não de palestras que só ocupam espaço e pessoas.Precisamos de saber sim, é porque o Porto de Aveiro está ás "moscas". Uma estrutura destas, com dinheiro dos contribuintes,e estagnada,começa a preocupar. Espero que também desta vez, estes Workshops, não sirvam para atacar que não está presente.Haja alguma lealdade em alguns dos presentes nos ditos encontros.Merecemos algum rspeito, pois se este nosso Porto cresceu em outros tempos, também foi com esforço dos Trabalhadores Portuários.
A.Júlio

EstivadoresAveiro disse...

Amigo Júlio, pode ser que desta vez,estas pessoas se lembrem que existe mais gente no porto que também tem de ser paga.Mas por norma nestas coisas falam muito, mas pouco dizem. A ver vamos se desta vez vai ser diferente.
Abraço
Orlando Miguel08

Estivador25 disse...

Concordo com o Júlio quando ele diz, que é preciso ação, eu só acrescentava, atribuir responsabilidades a quem está a prejudicar o porto de Aveiro e também a quem os deixa prejudicar, porque são interesses económicos que estão por de traz de toda esta inércia no "nosso" Porto.