6 de julho de 2011


Aproximam-se medidas, a muito curto prazo que vão prejudicar um debate útil e necessário.
Estas medidas vão ter que mobilizar todas as pessoas ligadas ao sector e principalmente os Trabalhadores Portuários. Conseguir mobilizar todos para uma reação é uma tarefa da maior importância, mas na minha opinião, essa mobilização já devia estar em andamento, face ao que se aproxima. No memorando da Troika no ponto 5.27 diz:
Rever o quadro legal que rege o trabalho portuário para o tornar mais flexível, incluindo estreitamento da definição do que constitui o trabalho portuário, aproximar o quadro jurídico das disposições gerais do Código do Trabalho.Temos alguns problemas no Porto de Aveiro, falta de trabalho será atualmente o pior dos problemas, mas normalmente quando existe um problema tenta-se resolve-lo, não agrava-lo, como parece estar a acontecer em Aveiro. Num momento de decisões aparecerão propostas más e outras menos más que depois de discutidas, poderão dar algum resultado.Existem três cenários no porto de Aveiro, uma empresa com investimentos consideráveis que terá algum interesse que as coisas se resolvam ou pelo menos não piorem mas continua a adiar a resolução dos problemas. Outra que sem grandes investimentos está a adiar a resolução dos problemas para ver onde poderá ser beneficiada com as novas imposições do novo Governo.
Depois existe outra que ainda está pior a E.T.P., pois é a junção destas duas, que não faz nada sem que as duas partes se entendam, e aqui poderão existir dois cenários, ou não se entendem ou entendem-se muito bem e estão a remar no mesmo sentido.

1 comentário:

Herculano disse...

A alteração da legislação vigente no nosso sector, teve no passado recente, propostas de projectos que estiveram perto de se concretizarem em leis. Acredito que desta vez não haverá recuos. Também me preocupa a alteração ao código de trabalho que será real a curto prazo. Resta estarmos unidos e vigilantes. Viva o Movimento Sindical!