A transportadora norueguesa Wilhelmsen Lines anunciou o lançamentro do maior navio ro-ro. Batisado Tønsberg, é, de todos os existentes, o que dispõe de maior flexibilidade para transportar cargas pesadas e altas.
O Tønsberg também arvora o trunfo do mais amigo do ambiente, ao gastar 20 por cento menos combustível do que os antigos 15 navios ro/ro da Wilhelmsen. Mais três destes navios serão construídos pela Mitsubishi Heavy Industries, em Nagasaki, no Japão, até 2012.
O navio tem 265 metros de comprimento e um volume de carga de 138 mil metros cúbicos. Tem uma capacidade de 8.500 ceu (do ingês car equivalent units, unidades equivalentes a veículo ligeiro) em comparação com os 8000 ceu do maior dos navios da frota Wilhelmsen atualmente em operação.Este novo navio “inaugura” a classe Mark V. É o maior, mas também o mais sofisticado roll-on roll-off já construído. Dispõe de seis convés fixos e três adaptáveis. A totalidade do compartimento de carga do novo navio está preparada para albergar carga alta e pesados, como escavadeiras, tratores, pás carregadeiras e ceifeiras. A carga pode também ser acondicionada no convés exterior, que tem uma rampa de acesso a partir do convés inferior.A rampa de popa tem 12 metros de largura e suporta uma carga útil de 505 toneladas, o que dá ao navio o título de maior carregador desta classe. A altura livre do convés principal, 7,1 metros, também é inédita para este tipo de embarcação.
Outras características ambientais incluem um avançado turbo gerador que produz eletricidade a partir de exaustão de calor; a água de lastro integra um sistema de tratamento de água; e os tanques de combustível estão protegidos para minimizar as fugas em caso de encalhe ou colisão.
O Tønsberg também arvora o trunfo do mais amigo do ambiente, ao gastar 20 por cento menos combustível do que os antigos 15 navios ro/ro da Wilhelmsen. Mais três destes navios serão construídos pela Mitsubishi Heavy Industries, em Nagasaki, no Japão, até 2012.
O navio tem 265 metros de comprimento e um volume de carga de 138 mil metros cúbicos. Tem uma capacidade de 8.500 ceu (do ingês car equivalent units, unidades equivalentes a veículo ligeiro) em comparação com os 8000 ceu do maior dos navios da frota Wilhelmsen atualmente em operação.Este novo navio “inaugura” a classe Mark V. É o maior, mas também o mais sofisticado roll-on roll-off já construído. Dispõe de seis convés fixos e três adaptáveis. A totalidade do compartimento de carga do novo navio está preparada para albergar carga alta e pesados, como escavadeiras, tratores, pás carregadeiras e ceifeiras. A carga pode também ser acondicionada no convés exterior, que tem uma rampa de acesso a partir do convés inferior.A rampa de popa tem 12 metros de largura e suporta uma carga útil de 505 toneladas, o que dá ao navio o título de maior carregador desta classe. A altura livre do convés principal, 7,1 metros, também é inédita para este tipo de embarcação.
Outras características ambientais incluem um avançado turbo gerador que produz eletricidade a partir de exaustão de calor; a água de lastro integra um sistema de tratamento de água; e os tanques de combustível estão protegidos para minimizar as fugas em caso de encalhe ou colisão.
2 comentários:
escavadeiras, pás carregadeiras e cheira-me que foi tirado de algum site Brasileiro. Pois em Português, é escavadoras e pás carregadoras.
Ola Ricardo, não deixa de ser uma boa observação, mas no caso esta informação foi mesmo retirada de um site português.Embora não queira dizer que esse site não a tenha ido buscar a um brasileiro.
Abraço
Orando miguel08
Enviar um comentário