30 de março de 2011

DIAS 4 E 5 DE ABRIL Sindicatos Marítimos reúnem com trabalhadores do Porto da Praia

A Confederação de Sindicatos Marítimos e Portuários – FESMARPOR –, sedeada em Lisboa, vai deslocar-se aos Açores, mais propriamente à Praia da Vitória, para reunir com a APTG e os trabalhadores do porto dessa cidade.
O encontro, que está marcado para os dias 4 e 5 de Abril, tem o objectivo de aprofundar o conhecimento mútuo, fomentar o intercâmbio entre os diversos portos nacionais e dar a conhecer a actividade da organização.
Será uma visita de cortesia e um primeiro contacto com o cenário açoriano no sector marítimo-portuário, na qualidade de presidente da direcção da Confederação de Sindicatos Marítimos e Portuários (FESMARPOR). Alexandre Delgado assumiu as funções há três semanas e, por isso, decidiu avançar com um conjunto de visitas a vários portos do território nacional incluindo Açores e Madeira no sentido de conhecer as estruturas e a classe trabalhadora.
Para além de uma reunião com a responsável pela Administração dos Portos da Terceira e Graciosa, APTG, Conceição Rodrigues, o recém-empossado presidente pretende auscultar os eventuais problemas vividos em cada localidade no campo laboral.
Para o efeito, o dia 4 de Abril será ainda marcado pela realização de uma conferência sobre legislação laboral e situação dos portos nacionais, aberta a todos os trabalhadores e demais interessados, a ter lugar na Gare Marítima do Porto Oceânico da Praia da Vitória, pelas 17h30. Já o dia 5 é dedicado a reuniões com outras entidades ligadas ao sector.
“Estamos num processo de transição, temos uma nova direcção e, por isso, queremos apresentar cumprimentos aos representantes dos portos nacionais e saber quais os problemas que os portos enfrentam ou não”, revela Alexandre Delgado em declarações ao nosso jornal, destacando a temática da legislação laboral em vigor. “Queremos falar acerca do que nós entendemos que deve ser uma legislação compreensível, adequada aos tempos actuais, e que não traga problemas nem ao porto nem aos seus trabalhadores”, diz remetendo pormenores para depois do encontro.
O novo presidente da FESMARPOR considera ainda importante salientar que cada porto nacional contém as suas especificidades, as quais, avança, estarão asseguradas com o plano de actividades proposto pela confederação a desenvolver durante os quatro anos de mandato – 2011-2015.

Adequar legislação à realidade actual


A direcção da FESMARPOR quer não só a actualização da legislação laboral marítimo-portuária como também promover uma relação harmoniosa entre o trabalhador, a entidade patronal e o Estado.
Considerando a situação de crise político-financeira que o país atravessa presentemente, Alexandre Delgado alerta para a tendência dos empregadores, públicos e privados, avançarem com mudanças “na única variante que controlam: o salário”.
“Também por isso reivindicamos uma legislação laboral adequada aos tempos actuais”, reforça o novo presidente.
Questionado acerca da situação actual dos portos nacionais e o conhecimento da realidade açoriana, o responsável limita-se a classificar o cenário de “nem bom nem mau”.
De todas as localidades onde existem portos afectos à FESMARPOR, nomeadamente Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal e Madeira (Caniçal) – é no arquipélago dos Açores “que se encontra menor representatividade” da confederação, assume Alexandre Delgada, ressalvando que os números são menos relevantes face ao trabalho conjunto do sector.
Refere que está ligado a essa actividade profissional desde 1966 e que, por isso, já teve oportunidade de se deslocar a todas as ilhas dos Açores mais do que 70 vezes.
No que concerne à quantidade de trabalhadores associados diz que, por razões ligadas à sua recente eleição, desconhece ainda todos os dados mas, em princípio, o número rondará 700 profissionais. 

Sem comentários: