O ministro da
Economia referiu esta sexta-feira que a aposta na ferrovia em bitola
europeia é "prioritária" para o Governo, acrescentando que neste aspeto
existe "perfeita sintonia com o que a Comissão Europeia tem vindo a
defender a nível europeu".
"O processo de avançar com a bitola europeia é prioritário", referiu Santos Pereira, acrescentando: "A posição do Governo português está em perfeita sintonia com o que a Comissão Europeia tem vindo a defender a nível europeu, que é criar grandes corredores transeuropeus para a ferrovia em bitola europeia para as nossas mercadorias". O governante acredita que o alargamento do Canal do Panamá, em 2014, "vai potenciar portos como Sines, Leixões e Aveiro" pelo que se torna necessário "ligar esses portos em bitola europeia para diminuir os custos das exportações e ajudar as empresas".
Álvaro Santos Pereira pronunciou-se ainda com uma notícia avançada pelo 'Sol' de que o Governo português terá "segurado" 300 milhões de euros que o Banco Europeu de Investimento tinha garantido ao projeto do TGV, confirmando "negociações". De acordo com o 'Sol', o Governo terá garantido nas últimas semanas pelo menos 300 milhões de euros que o Banco Europeu de Investimento tinha garantido ao projeto do TGV, assegurando uma taxa de juro abaixo dos 6 por cento com maturidade média de 27 anos. Ainda de acordo com o jornal, Sérgio Silva Monteiro, secretário de Estado dos Transportes, foi a Bruxelas na semana passada confirmar ao comissário europeu dos Transportes e a um representante do Governo espanhol que Portugal vai lançar um concurso para a construção do troço entre Évora e Caia, perto de Badajoz, "que permitirá completar a ligação entre o porto de Sines e a Europa, ainda que obrigando à modernização da restante linha até Évora".
Dessa forma, refere o jornal, Portugal pode manter os 192 milhões de euros de fundos para projetos de infraestruturas transeuropeias que estão presos ao TGV, ficando garantidos 492 milhões de euros para o novo projeto, que até podem chegar aos 792 milhões.
"O processo de avançar com a bitola europeia é prioritário", referiu Santos Pereira, acrescentando: "A posição do Governo português está em perfeita sintonia com o que a Comissão Europeia tem vindo a defender a nível europeu, que é criar grandes corredores transeuropeus para a ferrovia em bitola europeia para as nossas mercadorias". O governante acredita que o alargamento do Canal do Panamá, em 2014, "vai potenciar portos como Sines, Leixões e Aveiro" pelo que se torna necessário "ligar esses portos em bitola europeia para diminuir os custos das exportações e ajudar as empresas".
Álvaro Santos Pereira pronunciou-se ainda com uma notícia avançada pelo 'Sol' de que o Governo português terá "segurado" 300 milhões de euros que o Banco Europeu de Investimento tinha garantido ao projeto do TGV, confirmando "negociações". De acordo com o 'Sol', o Governo terá garantido nas últimas semanas pelo menos 300 milhões de euros que o Banco Europeu de Investimento tinha garantido ao projeto do TGV, assegurando uma taxa de juro abaixo dos 6 por cento com maturidade média de 27 anos. Ainda de acordo com o jornal, Sérgio Silva Monteiro, secretário de Estado dos Transportes, foi a Bruxelas na semana passada confirmar ao comissário europeu dos Transportes e a um representante do Governo espanhol que Portugal vai lançar um concurso para a construção do troço entre Évora e Caia, perto de Badajoz, "que permitirá completar a ligação entre o porto de Sines e a Europa, ainda que obrigando à modernização da restante linha até Évora".
Dessa forma, refere o jornal, Portugal pode manter os 192 milhões de euros de fundos para projetos de infraestruturas transeuropeias que estão presos ao TGV, ficando garantidos 492 milhões de euros para o novo projeto, que até podem chegar aos 792 milhões.
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