28 de junho de 2012

Região Centro desenvolve estratégia logística com Salamanca para potenciar economia

Figueira da Foz, 22 jun (Lusa) - Uma estratégia conjunta de transportes e operações logísticas entre o Centro de Portugal e a região espanhola de Castela e Leão (Salamanca) foi debatida sexta-feira num seminário que concluiu pelo potencial da relação entre as duas regiões.
"Percebemos que há aqui um potencial em bruto que precisa de ser trabalhado. O seminário serviu para trabalhar uma estratégia de médio e longo prazo para potenciar redes de transporte, em que os portos marítimos são as portas de entrada", disse à agência Lusa José Luís Cacho, administrador dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz.
Aludindo aos vários tipos de transporte - marítimo, ferroviário e rodoviário - o administrador portuário disse que "não podem estar de costas voltadas", antes funcionarem "em conjunto" para potenciar a economia das duas regiões.
Já o presidente da Câmara da Figueira da Foz, João Ataíde, afirmou que projeto de cooperação transfronteiriço entre Portugal e Espanha, denominado "Logística Cencyl", é "fundamental" para aferir do potencial que as duas regiões "podem oferecer em conjunto" para todo o espaço europeu.
"Vê-se que, efetivamente, há um grande potencial de crescimento e que este desenho logístico pode ser apelativo para maior investimento na região", referiu.
Norberto Pires, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), destacou as relações transfronteiriças como "potenciadoras de desenvolvimento", alegando não existirem muitas experiências de regiões portuguesas e espanholas nesse campo.
"É um projeto que não é fácil de colocar no terreno. O que me deixa animado é ambas as comunidades retirarem daqui ensinamentos para uma estratégia mais sedimentada no futuro", frisou.
O projecto de cooperação tem como parceiros, do lado português, o porto de Aveiro e as autarquias da Figueira da Foz e da Guarda e, do lado espanhol, o Ayuntamento de Salamanca e a Associação Cylog.

Sem comentários: