26 de junho de 2012

IPTM MOVIMENTO DE NAVIOS, MERCADORIAS E CONTENTORES NOS PORTOS DO CONTINENTE

MOVIMENTO PORTUÁRIO NO 1.º TRIMESTRE E NO MÊS DE MARÇO DE 2012
Durante o primeiro Trimestre de 2012 os sete principais portos do continente registaram um significativo acréscimo de 10,2% em relação a igual período de 2011, para o que contribuiu a evolução positiva da Carga Geral e dos Granéis Líquidos, sendo de destacar igualmente o crescimento de 8,9% dos contentores em TEU.
Por portos, há a registar também a evolução positiva dos principais portos do sistema no 1.º Trimestre de 2011, com exceção de Aveiro.
Relativamente ao mês de Março, o IPTM anuncia uma evolução positiva na ordem de 1,8% em termos homólogos, na tonelagem global dos portos do continente. Apesar dessa evolução, refira-se o comportamento negativo dos portos de Leixões, Aveiro e Setúbal, que no entanto não foi suficiente para contrariar o desempenho dos restantes portos do sistema.
Tendo verificado que o movimento total de contentores (em TEU) reduziu ligeiramente em 1,1%, evolução para a qual contribuíram os valores negativos registados nos portos de Setúbal e Sines.
Sendo que no que diz respeito à repartição do tráfego por Cargas / Descargas, os portos de Viana do Castelo, Figueira da Foz e Setúbal apresentaram Cargas superiores às Descargas, verificou-se que nos restantes portos a relação foi inversa, com as Descargas a representarem mais de 59,5% do tráfego. Relativamente aos contentores (em TEU) as Cargas (51,9%) foram superiores às Descargas.
É de realçar o facto de na comparação dos últimos doze meses com os penúltimos se registar uma evolução positiva de 5,7%, o que indicia uma tendência de crescimento do movimento portuário de mercadorias. Relativamente aos contentores essa evolução é ainda mais positiva (8,8%).
O IPTM faz também saber que o porto de Viana do Castelo verificou uma expressiva subida de 33,6% em termos globais homólogos, com comportamento positivo de todas as classes de carga relevantes, sendo de evidenciar o movimento extraordinário de contentores, por não ser habitual neste porto.
O porto de Lisboa registou em termos homólogos no mês de Março, uma significativa subida da carga total de 12,4%, com comportamento positivo de todas as classes de carga. Destaque para o bom comportamento do movimento da carga contentorizada e dos TEU correspondentes.
O porto de Sines registou no mês de Março um acréscimo significativo no movimento total de 11,5% em termos homólogos, resultante da subida registada nos Granéis Sólidos e Líquidos. Destaque para a significativa subida dos produtos petrolíferos e a descida dos contentores.
O porto de Figueira da Foz, registou uma subida nas mercadorias movimentadas na ordem dos 2,8%, graças à evolução muito favorável da Carga Geral. De referir a forte subida da carga fracionada.
O porto de Aveiro registou um comportamento ligeiramente negativo de 0,7% devido ao decréscimo dos Granéis Líquidos, atenuado pela forte subida da Carga Geral e dos Granéis Sólidos.
O porto da Setúbal registou no mês um decréscimo de 2,3%, com desempenho negativo dos Granéis Sólidos. Em relação ao Ro-Ro que constitui carga de referência deste porto, deu-se uma descida de 8,5% em termos homólogos.
O porto de Leixões registou uma descida do movimento global em termos homólogos de 16,2%, devido ao desempenho negativo dos Granéis Sólidos e dos Granéis Líquidos, apesar do acréscimo registado pela Carga Geral. Destaque no entanto para o crescimento da carga contentorizada e para a significativa subida do movimento de contentores de 12,6% em TEU.
Podes consultar o documento na integra aqui (imarpor/informacao_tecnica/estatisticas/MovPort_ReportingMensal_Marco  )

Sem comentários: