14 de junho de 2012

Mais de trinta alunos participaram na 6ª edição do Curso Prático Life-MOS Gloss

Terminou esta terça-feira o 6º Curso ‘Life-MOS Gloss’ para portugueses, promovido pela Escola Europeia de Short Sea Shipping numa colaboração com a APTMCD e que teve ainda o apoio do porto de Barcelona, Grimaldi, IPTM, CP Carga e AGEPOR. A CARGO marcou presença e oferece agora a possibilidade de assistir ao resumo dos acontecimentos dos quatro dias do Curso, nos Vídeos CARGO. (Clique nos textos para ver os filmes)


Destinado aos profissionais e a outros interessados no Setor Marítimo e Portuário, o Curso contou com mais de 30 participantes de Portugal (aos quais se juntaram alunos espanhóis) que se concentraram, no sábado, em Barcelona. Aí, António Belmar da Costa (Agepor, APTMCD) concedeu uma entrevista à CARGO, onde esclareceu os objetivos e as perspetivas desta sexta edição do Curso. Após visita guiada ao porto catalão, os alunos embarcaram no navio ro-pax Grimaldi Barcelona, que saiu ainda nessa noite com destino ao porto de Civitavecchia (Itália).










O segundo dia começou com uma visita à ponte de comando. Posteriormente, os alunos concentraram-se em grupos para dar início à resolução de um caso prático apresentado. Os participantes foram divididos em cinco grupos cujos nomes são os chavões da Escola Europeia de Short Sea Shipping (Sapientia, Imaginatio, Libertas, Dialogus e Fides), com o trabalho de grupo a ser potenciado durante todo o Curso. A este tipo de trabalho juntaram-se palestras e workshops sobre várias temáticas que, direta ou indiretamente, estão ligadas ao tema do Short Sea. Ao fim do dia, a comitiva chegou a Civittavechia.








O terceiro dia começou com um momento de lazer, numa visita à cidade de Roma. Regressados a Civitavecchia, os alunos visitaram o porto local, acompanhados pelas explicações de Giovanni Marinucci. Estas visitas às infra-estruturas portuárias terão agradado, em particular, aos profissionais do setor portuário que nestes cursos enriquecem os seus conhecimentos pessoais, como nos referiu Jorge Cabral (APDL). O resto do dia ficou marcado por mais apresentações no auditório do navio Grimaldi Barcelona sobre a Grimaldi Lines e sobre a aposta que tem sido feita no porto de Barcelona no âmbito do Short Sea Shipping.








O último dia de Curso decorreu na viagem entre Civitavecchia e Barcelona, novamente a bordo do navio Grimaldi Barcelona. Pela manhã os alunos visitaram a sala de máquinas do navio, com explicações de António Vargas (Escola Europeia de Short Sea Shipping). Depois, voltaram a reunir-se em grupos, onde acertaram os últimos detalhes das apresentações finais. O nervoso miudinho que antecedeu as apresentações finais foi esquecido durante a hora de almoço, na qual os participantes aproveitaram para terminar a troca de contactos. O ‘networking’ é, de resto, uma das principais razões pela crescente procura deste tipo de cursos, como nos explicaram Daniel Pereira (Jomatir) e Hugo da Fonseca (que além de aluno, apresentou uma palestra sobre E-Maritime).
À tarde decorreram as cinco apresentações dos grupos. O exercício consistia na procura de uma solução para o transporte de travões de Saragoça (Espanha) para Pescara (Itália), com os grupos a concluírem que o mais viável seria o Short Sea (transporte rodoviário de Saragoça até ao porto de Barcelona; marítimo do porto de Barcelona ao porto de Civitavecchia; novamente rodoviário do porto de Civitavecchia a Pescara – com o processo a repetir-se no percurso Pescara-Saragoça). A solução vencedora, eleita pelo júri e pelas equipas participantes, acabou por ser o da equipa Imaginatio, embora seja de destacar a proximidade das soluções apresentadas. A cerimónia de encerramento da 6ª edição do Curso Life-MOS Gloss esteve a cabo de Eduard Rodés (diretor da Escola Europeia de Short Sea Shipping) que, de forma sucinta, apresentou os valores e a entidade da escola. A chegada ao porto de Barcelona ocorreu pouco depois, não sem antes ficar a promessa de que mais cursos deste género serão organizados para os ‘players’ portugueses.

Sem comentários: