10 de novembro de 2011

Trabalhadores portuários aderem à greve geral do dia 24

A maioria dos portos nacionais deverá paralisar no próximo dia 24, em consequência da adesão dos trabalhadores portuários e marítimos à greve geral, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
A Fesmarpor, confederação dos sindicatos marítimos e portuários, emitiu o competente pré-aviso de greve à prestação de trabalho a partir as zero horas de 24 de Novembro e até às 8 horas de 25 de Novembro.

O pré-aviso abrange “cerca de 560” trabalhadores portuários, ou “mais de 70% do universo dos trabalhadores portuários nacional”, avançou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS Vítor Dias, secretário-geral da Fesmarpor. Ou seja, precisou, “a totalidade dos trabalhadores portuários de Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa e Setúbal. E a grande maioria dos trabalhadores dos portos de Sines e do Caniçal”.
 Em plenários, os trabalhadores de Viana, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa e Setúbal já deram o seu sim à greve, pelo que a Fesmarpor espera uma adesão de 100%. E muito próxima disso no Caniçal.

De fora ficará o porto de Leixões. Onde o sindicato deverá ficar-se pela expressão da solidariedade com a greve geral.

Em Sines, onde existem três sindicatos de trabalhadores portuários, tanto quanto foi possível apurar pelo menos o Terminal XXI deverá estar operacional. O Simporsines não integra a Fesmarpor e o Sindicato XXI, que aderiu a ela no mês passado, ainda não reuniu o plenário de trabalhadores.

Sem comentários: