11 de novembro de 2011

Aveiro incentiva Ro-Ro e linhas regulares

O Porto de Aveiro (APA, S.A.) decidiu manter, em 2012, o valor das taxas de movimentação portuária praticadas em 2011. Esta medida é acompanhada por uma redução de 40% da TUP/Navio para os navios Ro-Ro; já quanto à redução vigente, em 5%, da TUP/Navio aplicável aos navios em serviço de linha regular, a redução passa, no próximo ano, para os 10%.
A manutenção das taxas portuárias leva em linha de conta o período difícil que a economia portuguesa atravessa, e que recomenda alguma contenção dos custos relacionados com o comércio externo, para além de uma contribuição visível do sector empresarial do Estado para esse objectivo; isto apesar da evolução positiva registada no índice de inflação (+3,36%).
Entretanto, a partir do corrente ano passou o porto de Aveiro a dispor de uma rampa Ro-Ro, o que lhe permite almejar o início da operação regular com esse tipo de tráfego, estimulando também assim o desenvolvimento do TMCD. A redução em 40% da TUP/Navio em vigor em 2011 para os navios Ro-Ro, tem em vista a criação de condições para a atracção de um novo segmento de carga neste porto.
 

Sem comentários: