26 de novembro de 2011

"Queen Elizabeth" atraca em Leixões

É o maior navio a atracar no Porto de Leixões desde que o cais de passageiros foi inaugurado. O "Queen Elizabeth" é um cruzeiro de luxo, chegou esta sexta-feira 2011-11-25 e traz mais de dois mil turistas.
      


                          

3 comentários:

Rui Amaro disse...

O paquete QUEEN ELIZABETH não é o maior do mundo mas com os seus companheiros QUEEN MARY 2 e QUEEN VICTORIA são considerados dos mais famosos do mundo, olhando também a pertencerem á famosa Cunard Line que desde 1839 foi armadora duma enormíssima frota de navios de passageiros e de carga, dentre os quais os transatlânticos QUEEN MARY(1), QUEEN ELIZABETH(1) e QUEEN ELIZABETH 2, todos os três detentores da Flâmula Azul das travessias mais rápidas entre Southampton e Nova Iorque, companhia de bandeira Britânica há poucos anos comprada pelo grupo Anglo-americano de navios de cruzeiro Carnival Cruises, que preservou a razão social e cores da Cunard Line devido ao seu enorme prestigio.
O malfadado TITANIC pertencia à White Star Line, companhia que anos mais tarde foi integrada na Cunard Steamship Co., Ltd., cujo nome de linha ficou a ser Cunard White Star Line, e mais recentemente passou a designar-se por Cunard Line, cujos agentes em Portugal eram a firma Garland, Laidley, só deixando de o ser após a compra pela Carnival Cruises, que passou a ser a firma James Rawes & Cia., Lisboa, e a Rawes & Cia., Porto.
Há bem poucos anos outros navios de cruzeiro da Cunard Line de menor porte escalavam Leixões com alguma regularidade agenciados à casa de navegação Garland, Laidley.
Na década de 80 o QUEEN ELIZABETH 2, que à época era um dos maiores do mundo esteve para vir ao Porto, ou melhor devido às suas dimensões e calado não ser permitida a entrada em Leixões e muito menos no Douro, fundearia junto à costa e os turistas viriam para o Douro ou Leixões nas lanchas de bordo, só que as autoridades desaconselharam, nomeadamente devido a possíveis situações de nevoeiro, e o QE-2 cujo itinerário tinha sido programado com quatro anos de antecedência o que então era normal, foi escalar Vigo, e a cidade do Porto perdeu a oportunidade de ver um do grandes famosos e mais rápidos do mundo.
Saudações marítimo-entusiásticas
Rui Amaro

PS – Ver no meu Blogue NAVIOS É VISTA "O ADEUS AO RMS QUEEN ELIZABETH 2 E OS CUNARDERS EM LEIXÕES".

EstivadoresAveiro disse...

Obrigado por ter adicionado mais informação a esta postagem, mas este navio continua a ser, segundo a reportagem da RTP o maior navio a atracar no Porto de Leixões.

EstivadoresAveiro disse...

Aproveito para lhe dar os parabéns pelo bom trabalho no blogue Navios à vista.

Estivador25