Já arrancaram os trabalhos de dragagem dos acessos marítimos ao terminal de contentores do Porto de Sines para 17,5 metros de profundidade. O porto de Lìdia Sequeira terá então capacidade eceber os ULCS (Ultra Large Container Ships) de 18 mil TEU que os grandes armadores encomendaram no ano passado, para serem entregues nos próximos anos.Com este aprofundamento do canal e da zona de manobra do terminal, o Porto de Sines fica preparado para receber os maiores navios actualmente encomendados que terão calados máximos entre os 16 e os 17 metros, como é o exemplo da gama Triple EEE da Maersk, com porte de 18 mil TEU.
"É este o grande objetivo que norteou a decisão de dragar os acessos marítimos e a zona de manobra ao Terminal de Contentores (Terminal XXI) para os 17,5 metros de profundidade de água, permitindo continuar a manter Portugal na primeira divisão do campeonato mundial do shipping de contentores", refere o porto de Sines.
Sines já recebe, semanalmente, os maiores navios porta-contentores em operação no mundo, na ordem dos 14.000 TEU e calados máximos de 15,5 e 16 metros.
Os trabalhos de dragagem tiveram início no passado dia 25 de novembro com a utilização de uma draga de alta capacidade, que permitirá aprofundar o fundo rochoso e remover a rocha retirada. "É uma operação que se realiza uma única vez e fica com caracter definitivo, uma vez que este porto não está sujeito a assoreamento", lê-se no comunicado do porto de Sines.
O Porto de Sines refere que estes trabalhos de dragagem enquadram-se no âmbito da empreitada de ampliação do molhe leste, investimento de 40 milhões de euros da responsabilidade da Autoridade Portuária, que a realiza sem recurso ao Orçamento de Estado nem a financiamento bancário.
Com esta empreitada, que tem uma dupla atuação no terreno, ficam também criadas as condições para a expansão prevista do terminal de contentores até ao máximo da sua capacidade.
Cargo
"É este o grande objetivo que norteou a decisão de dragar os acessos marítimos e a zona de manobra ao Terminal de Contentores (Terminal XXI) para os 17,5 metros de profundidade de água, permitindo continuar a manter Portugal na primeira divisão do campeonato mundial do shipping de contentores", refere o porto de Sines.
Sines já recebe, semanalmente, os maiores navios porta-contentores em operação no mundo, na ordem dos 14.000 TEU e calados máximos de 15,5 e 16 metros.
Os trabalhos de dragagem tiveram início no passado dia 25 de novembro com a utilização de uma draga de alta capacidade, que permitirá aprofundar o fundo rochoso e remover a rocha retirada. "É uma operação que se realiza uma única vez e fica com caracter definitivo, uma vez que este porto não está sujeito a assoreamento", lê-se no comunicado do porto de Sines.
O Porto de Sines refere que estes trabalhos de dragagem enquadram-se no âmbito da empreitada de ampliação do molhe leste, investimento de 40 milhões de euros da responsabilidade da Autoridade Portuária, que a realiza sem recurso ao Orçamento de Estado nem a financiamento bancário.
Com esta empreitada, que tem uma dupla atuação no terreno, ficam também criadas as condições para a expansão prevista do terminal de contentores até ao máximo da sua capacidade.
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