30 de maio de 2011

TCL ganhou concessão do Terminal de Contentores do Ferrol

O TCL-Terminal de Contentores de Leixões, SA (grupo Mota-Engil), viu aprovada a sua proposta ao concurso público internacional para a concessão do Terminal de Contentores de Ferrol por 25 anos pelo valor de 90 milhões de euros.O passo seguinte é a elaboração e um caderno de concessão por parte da Autoridad Portuaria de Ferrol-San Cibrao. O TCL concorreu através de uma empresa veículo constituída expressamente, de que detém a totalidade do capital social. De nome Ferrol Container Terminal SL, é uma sociedade de direito espanhol, com sede em Naron (Corunha).O porto de Ferrol localiza-se no extremo noroeste da Península Ibérica, provincia de Corunha, na Galiza, a cerca de 150 km do porto de Leixões. O Terminal de Contentores de Ferrol (TCF) ocupará na sua fase final de expansão uma área de 29 hectares, com uma frente de cais de 780 metros, expansível até 1.460 metros e proporcionando a possibilidade de atracação a navios até 20 metros de calado. A expectativa é movimentar 50 000 teu’s/ano a partir de 2012.
Expansão em duas fases
O terminal será desenvolvido em duas fases. Durante os primeiros anos disporá de uma área adjacente de 60.000 metros quadrados e 500 metros de cais - com 20 metros de profundidade - o que envolverá investimento de cerca de 16 milhões de euros. Serão instalados dois pórticos para receber navios com mais de 9.000 TEUs de capacidade, podendo alcançar 18 filas de contentores. A partir de 2015, numa segunda fase, o porto passará a dispor de ligação ferroviária e o terminal passará a dispor de 300.000 metros quadrados de terraplenos. Neste estágio deverá estar dotado de um mínimo de cinco guindastes e pelo menos 800 metros de cais, o que lhe dará uma capacidade instalada de um milhão de teu’s/ano.O TCF deverá gerar cerca de 1.600 empregos direta e indiretamente relacionadas com o terminal portuário, o que acrescido ao "efeito multiplicador" sobre a economia da área de uma empresa desta natureza aumenta este número para 3.500.



Autor/fonte:

1 comentário:

Anónimo disse...

e que tal essa empresa do gurpo MOTA- ENGIL fazer as mesmas habilidades no Porto de Ferrol , que faz aqui no Porto de Aveiro atraves do GRUPO TERTIR.
Será que depois os estivadores lá em Espanha vão ter a mesma paciência de estar a espera do pagamentos de ordenados, etc, etc, etc...
Ou será que o GRUPO MOTA-ENGIL nem sequer vai pôr essa hipótese porque sabe que em outros Países da comunidade europeia não tem qualquer hipotese de sobrevivência
se fizer qualquer tentavia parecida.
Só aqui , porque a capa do estado é grande e é da mesma côr