10 de maio de 2011

COMEÇA HOJE E TERMINA A 12 DE MAIO, NO RIO DE JANEIRO Fórum Portos Brasil 2011

Pressionado pelo aumento das exportações e pelas perspectivas de crescimento da economia, o sector portuário brasileiro vive um momento decisivo, com procura de maior eficiência, ampliação de investimentos e oportunidades de expansão. Estas e outras questões do futuro da infra-estrutura portuária brasileira integram o programa do Fórum Portos Brasil 2011, que a IBC promove no Rio de Janeiro, de 10 a 12 de maio.
Para abrir a edição de 2011 do tradicional encontro, a IBC convidou a Secretaria Especial de Portos para apresentar sua visão sobre as perspectivas de desenvolvimento de portos no país. Em seguida, serão debatidos temas como a evolução dos portos e da navegação de cabotagem nas metrópoles que integram o Mercosul, a visão do BNDES sobre os investimentos no setor, legislação e regulamentação portuária, qualificação de mão-de-obra, desenvolvimento intermodal e de áreas retroportuárias, além da integração da atividade turística nos portos brasileiros.

Destacam-se na lista de palestrantes do fórum o presidente da ABTP – Associação Brasileira de Terminais Portuários, Wilen Mantelli, o Secretário da Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato e Silva, o Vice-Almirante Eduardo Bacelar Leal Ferreira, Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, a Presidente do Sindario, Marianne Von Lachmann, o diretor da Antaq, Tiago Lima, o gerente de Transportes e Logística do BNDES, Dalmo Marchetti, e o Engenheiro Paulo Augusto Vivacqua, Presidente do Consórcio do Corredor Atlântico do Mercosul, entre outros.
Na parte dedicada às experiências práticas, os participantes poderão compartilhar conhecimentos com o Diretor da Autoridade Portuária de Houston, EUA, John Cuttino, e com o Presidente da Câmara Brasil-China, Charles Tang, que mostrará as boas práticas adotadas no porto de Xangai. No âmbito nacional, estão programadas palestras dos diretores-presidentes da Cia. Docas do Pará, Carlos Ponciano, e da Cia. Docas de São Sebastião, Casémiro Tércio Carvalho, além do Subsecretário de Transportes do RJ, Delmo Pinho.
Haverá ainda um workshop pós-fórum para debater os desafios e perspectivas de crescimento da cabotagem no Brasil. O 12º. Fórum Portos Brasil 2011 é uma iniciativa da IBC, com o patrocínio do Grupo Libra e da Hobeco, apoio do Governo do Rio de Janeiro além de diversas entidades do setor. Mais informações no site www.informagroup.com.br/portos ou na Central de Atendimento, pelo telefone 11-3017-6808.

PROGRAMA COMPLETO
INFORMAÇÕES:
Fórum Portos Brasil 2011
Organização: IBC, empresa do Informa Group
Data: de 10 a 12 de maio de 2011
Local: Windsor Barra Hotel – Av. Lúcio Costa, 2630 – Rio de Janeiro – RJ

Horário: das 08h30 às 18h00
Fonte: portos de Portugal

Sem comentários: