19 de maio de 2011

Memorando da Troika -Portos

Portos

5.24. Definir uma estratégia para integrar os portos no sistema logístico e de transportes. Especificar os objectivos, âmbito e prioridades da estratégia e a ligação ao plano estratégico global para o sector dos Transportes.
5.25. Desenvolver um quadro legal para facilitar a implementação da estratégia e melhorar o modelo de gestão do sistema de portos. Em particular, definir as medidas necessárias para garantir a separação da actividade reguladora, gestão portuária e actividades comerciais.
5.26. Especificar, num relatório, os objectivos, os instrumentos e os ganhos de eficiência estimados de iniciativas como a interligação entre CP Carga e ex-Porto, utilização de umPort Single WindoweLogistic Single Window. [NT: O termo single window refere-se a processos de simplificação das burocracias.]
5.27. Rever o quadro legal que rege o trabalho portuário para o tornar mais flexível, incluindo estreitamento da definição do que constitui o trabalho portuário, aproximar o quadro jurídico das disposições gerais do Código do Trabalho.
Ler Memorando da Troika em Portugues

3 comentários:

Augusto disse...

É motivo para preocupação este ponto 5.27.Digo no entanto que a flexibilidade já existe há muito.Definir AQUILO QUE È TRABALHO PORTUÁRIO,também tem sido discutido,e apesar de serem feitos "Livros Brancos" para o Setor,esta discussão deve ser vista de forma generalizada.Há no entanto especificidades laborais nos vários Portos Nacionais,pelo que também aqui é necessária uma atenção ás necessidades existentes e por NÓS executadas.Será tempo das Associações Sindicais se prepararem para para a mais que evidente argumentação.Os Troikas são os donos de Portugal mas não são oas donos de toda a verdade!É preciso ter calma,porque os Portuários,com juízo,conseguirão demonstrar o evidente.
Abraço
Augusto

EstivadoresAveiro disse...

Olá Amigo Augusto tem bastante razão naquilo que diz muita coisa irá acontecer em breve e temos de estar preparados para acompanhar essas mudanças é nas crises que os grandes grupos económicos se aproveitam para se reestruturarem.Toda a união nesta fase é importante.
E digo mais se existe tanta crise é porque deve ser um bom negócio.

EstivadoresAveiro disse...

Olá colega Augusto,
Sempre com satisfação que vejo por aqui os seus comentários.Acho que desta vez, é que vamos ver se temos portuários capazes de dar a volta por cima.O colega Augusto tem razão naquilo que diz. Temos de ir com calma.
Abraço
Orlando Miguel08