9 de maio de 2011

verkhovina

 O navio russo Verkhovina, que está a ser desmantelado em São Jacinto , provocou ontem um derrame de combustíveis na ria. O casco da embarcação acabou por deslizar da rampa onde se encontrava a ser desmantelada para as águas da ria, levando a que vários resíduos e poluentes se alastrassem na água. A Capitania do Porto de Aveiro garante que o caso resultará num processo de contra-ordenação – a multa pode atingir os milhares de euros. A população de São Jacinto teme que “a culpa morra solteira”.
O incidente terá ocorrido durante a madrugada de ontem, mas o alerta só foi dado cerca das 7.30 horas, quando a população de São Jacinto sentiu o cheiro a gasóleo oriundo das águas da ria. Segundo relatou ao Diário de Aveiro Rui Vaz, presidente da Junta de Freguesia de São Jacinto, o derrame atingiu proporções consideráveis, atendendo a que chegou a alastrar-se “até à zona da Pousada da Ria”, na Torreira.
Atendendo a que, “todos os depósitos do navio tinham já sido retirados no âmbito da operação de desmantelamento, apenas restavam algumas quantidades de poluentes na zona dos porões”, relatou o presidente da Junta de Freguesia de São Jacinto. Ainda que “a quantidade de resíduos derramada não tenha sido muita, as autoridades procederam ao devido controle da poluição”, acrescentou Rui Vaz.
Autor/fonte:

Sem comentários: