A Socarmar, empresa do grupo ETE, é uma empresa de tráfego e estiva no rio Tejo. Uma empresa que passa despercebida mas que em muito contribui para o "buliço" que se vive no rio. Devido a esta empresa, por vezes o Tejo assemelha-se ao Danúbio com batelões e barcaças em circulação, um espectáculo sempre agradável de se ver. Hoje apresentamos algumas fotos da operação desta empresa. Fotos estas que também servem para nós ficarmos a conhecer melhor esta empresa de estiva, que também já operou com este nome aqui em Aveiro.
Na foto em acima, datada de 1998, pode ver-se um graneleiro que talvez seja o (Sea Trader?), com um carregamento de soja, a ser descarregado em pleno rio Tejo, com recurso às gruas, Vigorosa (Estibordo )e Poderosa(Bombordo ao lado do casario), sendo a soja descarregada para a barcaça Euromar.
Nesta foto de 2000, vemos o rebocador Ajax, uma das unidades actuais da empresa, atracado ao pontão Auriga. No fundo vê-se parte da grua flutuante de seu nome Vigorosa.
Na seguinte foto, datada de 1995, um pouco mais antiga e de maior valor histórico, vemos dois navios SD14 da Angonave, julgo que o Ebo e o Hoji Ya Henda, atracados em Xabregas. À sua frente está o batelão São Simão, da Socarmar.
Nesta foto da doca do Poço do Bispo, uma das docas que ainda vai restando em actividade, das inúmeras que o porto de Lisboa possui, vemos algum do material flutuante desta empresa, nomeadamente o batelão Rita e a grua Poderosa.
Para finalizar este post apresenta-se uma fotografia muito bonita, do cais da Socarmar, como é conhecido. Onde podemos ver o rebocador Triton mais perto do local onde a foto foi tirada, depois segue-se o rebocador Falcão Primeiro, que já não navega no Tejo, o último rebocador é o Ajax e a barcaça Euromar. Ao fundo ainda se consegue distinguir o navio cargueiro Kestrel,e à proa deste está o Sócrates,um graneleiro que esteve durante algumas semanas atracado na zona de Santa Apolónia. Na foto pode-se ver o aparelho de carga e descarga de granéis por sucção que possuía este navio. Pelas contas esta foto terá uns dez anos.
Ficamos com esta breve história, desta empresa do grupo ETE para que possamos conhecer melhor para quem estamos a trabalhar. Visto que muitas das vezes não sabemos o que se passa noutros portos.Se alguma das coisas que aqui foram publicadas não corresponderem à verdade, pedimos desculpa pelo engano, e agradecemos sermos corrigidos.E um grande obrigado ao Ricardo do blog mytakkes pela ajuda.
2 comentários:
Obrigado pela publicidade. No post da descarga do La Rabida em Cabo Verde, gostei de ver os camiões Bedford que ainda lá existem. Já não vejo um ao perto há uns bons anos!
Abraço
Olá Ricardo,
A publicidade tinha de ser feita, é da praxe, mais uma vez obrigado.
De Cabo Verde tenho mais umas fotos e tenho que admitir que é um pouco diferente daquilo que eu imaginava.
Abraço
Orlando MIguel08
Enviar um comentário