27 de fevereiro de 2011

SEGUNDO NOGUEIRA LEITE Porto de Aveiro é alternativa para as cimenteiras

As cimenteiras de Souselas olham o Porto de Aveiro como alternativa, afirmou António Nogueira Leite, presidente da associação Oceano XXI no Congresso da região de Aveiro.
Nogueira Leite, que falou sobre o cluster do conhecimento e da economia do mar, apontou a necessidade do porto de Aveiro poder atrair navios de maior dimensão, objectivo para o qual são imprescindíveis as dragagens e o prolongamento do molhe norte.
"Aveiro é um porto relativamente pequeno, tem vindo a crescer e tem a mobilidade que o transporte ferroviário lhe dá", disse, lembrando que as infra-estruturas "têm uma importância enorme no desenvolvimento da região".
O presidente da Oceano XXI referiu alguns dos projectos que a associação tem em curso, nomeadamente na região de Aveiro, dando como exemplo o Ecomare que irá possibilitar a criação de aquário, um centro de recuperação de animais marinhos e um laboratório oceanográfico na Universidade de Aveiro.
Para o presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado a ria de Aveiro é uma marca a desenvolver tem sido feita uma candidatura ao programa Pró-Mar.
A importância da ria em termos turísticos foi realçada por Pedro Machado com o facto de a região ser o destino prioritário de férias de espanhóis da região de Castela-Leão, nalguns casos com apostas de segunda residência. O reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção, destacou a importância do futuro Parque da Ciência e Inovação, "um prolongamento do campus universitário" e João Agostinho salientou que no parque escolar da região estão a ser investidos 85 milhões de euros, com uma comparticipação de fundos comunitários de 40 milhões.José Eduardo Matos apontou a necessidade de criação de uma rede efectiva de programação na área da cultura, afirmando que o investimento previsto actualmente nessa área representa 36,9% do contratualizado: 61 milhões de euros.

3 comentários:

Anónimo disse...

O prolongamento do molhe norte devia ter sido a primeira obra a ser feita, isso sim o porto já ia mais desenvolvido...

Anónimo disse...

Só não e maior porque a entrada da barra esta limitada,até porque a nível de espaço o porto de Aveiro deve de ser dos maiores.No lugar das areias ainda dá para muiiiiiiita coisa. Este porto é mais que apetecível.

Anónimo disse...

As cimenteiras em Souselas, são mais que "muitas"!!!!!
Assim vai a Comunidade.