O mercado potencial de tráfego de mercadorias para o Short Sea Shipping na área de influência do projecto Proposse ronda os 12 milhões de toneladas, segundo o presidente da Autoridade Portuária de Gijón (APG), Fernando Menéndez Rexach.
O valor revelado pelo presidente do porto de Gijon permitirá melhorar as capacidades logísticas e de transporte para mais de 8.000 PME´s no Arco Atlântico. Rexach falava no decorrer de uma sessão de trabalho do PROPOSSE que se realizou a 25 de Janeiro, em Gijón, e na qual participou o Porto de Aveiro.
O Proposse - Promote Ports, SSS & SME Cooperation é um projecto europeu de cooperação entre os portos de Aveiro, de Gijón, Le Havre, Poole e Cork, as associações representativas de PME´S, Associação Industrial do Distrito de Aveiro e a Câmara de Comércio de Oviedo, e um organismo inglês de I&D, Marine South East, para a promoção do Short Sea Shipping (SSS) junto das PME`S fixadas nos respectivos hinterlands.
Tem como principal objectivo favorecer a importação e exportação através do Transporte Marítimo de Curta Distância, fundamentalmente na área das pequenas e médias empresas que se deparam, por questões administrativas e logísticas, com maiores dificuldades para se internacionalizarem. Propõe-se melhorar a acessibilidade das PME’s aos mercados externos através de serviços logísticos adaptados às suas necessidades, tanto terrestres como marítimos.