Seis dos maiores portos europeus lançaram o Environmental Ship Índex (ESI), que vai premiar com descontos os navios menos poluidores já a partir de Janeiro próximo.
Os navios inscritos no ESI que não excedam o mínimo fixado pelas normas ambientais da Organização Marítima Internacional (IMO) obterão um desconto nos portos aderentes (Roterdão, Antuérpia, Hamburgo, Bremen, Le Havre e Amesterdão). Os armadores, gestores ou agentes podem inscrever os seus navios em www.environmentalshipindex.org.
Um software específico calcula o desempenho ambiental dos navios em termos de emissão de poluentes do ar NOx (relacionadas com o desemptenho dos motores principal e auxiliares) e SOx (relacionado com o teor de enxofre dos combustíveis), e em termos de emissões de CO2. Com base nestes factores, a cada navio será dada uma pontuação entre zero e 100.
Cada porto irá definir o seu próprio parâmetro de referência de qualificação, mas é consensual que os descontos comecem no índice de pontuação 20. O nível percentual de descontos é deixado ao critério de cada porto, conforme previsto no Regulamento da Concorrência da União Europeia.
Os navios inscritos no ESI que não excedam o mínimo fixado pelas normas ambientais da Organização Marítima Internacional (IMO) obterão um desconto nos portos aderentes (Roterdão, Antuérpia, Hamburgo, Bremen, Le Havre e Amesterdão). Os armadores, gestores ou agentes podem inscrever os seus navios em www.environmentalshipindex.org.
Um software específico calcula o desempenho ambiental dos navios em termos de emissão de poluentes do ar NOx (relacionadas com o desemptenho dos motores principal e auxiliares) e SOx (relacionado com o teor de enxofre dos combustíveis), e em termos de emissões de CO2. Com base nestes factores, a cada navio será dada uma pontuação entre zero e 100.
Cada porto irá definir o seu próprio parâmetro de referência de qualificação, mas é consensual que os descontos comecem no índice de pontuação 20. O nível percentual de descontos é deixado ao critério de cada porto, conforme previsto no Regulamento da Concorrência da União Europeia.
2 comentários:
É preciso é ter ideias para ir vencendo a crise. Mas acho que aqui em Aveiro interessa mesmo o contrario, carregar na factura.
Aqui em Aveiro provavelmente vão é multar os que poluem mais...para ajudar a trazer mais clientes para o porto.
Enviar um comentário