
O vinho que primitivamente era transportado em cascaria, desde então, o vinho a granel passou a ser transportado, da Metrópole para as províncias ultramarinas, no navio cisterna PORTO DE AVEIRO. Tratava-se de uma antiga unidade Norueguesa construída em 1960 e que foi adquirida em Roterdão pela Transnavi - Sociedade Portuguesa de Navios Cisternas. Custou 26 mil contos e mede 83 metros de comprido. Nos seus quatro tanques centrais, de aço inoxidável, pode transportar 1.800m3 de líquidos de qualquer género, e, em dois outros tanques, tratados com “Flexilac” pode transportar 440m3 de vinhos e óleos vegetais.O PORTO DE AVEIRO, que se encontrava atracado na doca de Alcântara, foi visitado pelo ministro da Marinha.O dr. Sousa Ferreira, administrador da Transnavi, agradeceu a visita do ministro e declarou que, só com as cargas de vinho, o PORTO DE AVEIRO pagava o seu custo, em dois anos, contribuindo assim para melhoria da balança de pagamentos. Terminou brindando pelas prosperidades do navio e da Marinha Mercante Portuguesa.
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