19 de novembro de 2010

Estacas de 117 toneladas para plataforma off shore carregadas no Porto de Aveiro

Este sábado, 20 de Novembro, tem início, no Porto de Aveiro, uma operação de especial envergadura, com o embarque, no navio Randzel, de 14 estacas para plataforma eólica off shore.
Dez estacas medem 45m, pesando 80 toneladas cada; as restantes 4 medem 65m, pesando 117 toneladas. Construídas pela MARTIFER ENERGIA, estas estacas constituem fundações para estruturas eólicas offshore a implantar no Mar do Norte.O transporte terrestre entre Oliveira de Frades e o Porto de Aveiro foi feito por via terrestre pela LASO, com um veículo especial.O carregamento das estacas deverá estar concluído este fim-de-semana, prevendo-se que o transporte por via marítima rumo ao porto alemão de Sassnitz demore entre quatro a seis dias.O serviço está a cargo da empresa de estiva AVEIPORT.

3 comentários:

Manuel Bettencourt disse...

Caro Amigo, se me permite uma pergunta que é a seguinte; aquela grua de rastos que tenho visto neste e num anterior post é do porto de Aveiro ou alugada a empresas exteriores?
Cumprimentos,
Manuel

Anónimo disse...

A grua que se refere é propriedade da própria Martifer que a desloca para o Porto de Aveiro em vários camiões onde é montada e utilizada para descarregar estes tubos dos camiões que os transportam, dá apoio nas soldagens que são efectuadas já em porto e finalmente efectua a carga dos referidos tubos para o navio. Após a conclusão dos trabalhos abandona o porto da mesma forma que chegou. A Administração do Porto de Aveiro não tem nenhuma grua capaz de realizar estas operações de Project Cargo.

Manuel Bettencourt disse...

Obrigado pela explicação,
Cumprimentos,
Manuel