22 de novembro de 2010

Ser Estivador

O estivador é um profissional de extrema importância na economia do país. E todos devemos pensar nisso.
É a ele que cabe a tarefa de carregar e descarregar navios, arrumar mercadorias, regular e manter o equilíbrio das embarcações. Recebe no convés ou no porão a carga transportada do caís por camião, guindaste ou pórtico , arruma as mercadorias e facilita a sua distribuição. Além da força física necessária na peação , e na picareta do granél petrificado nas cavernas do porão, a profissão exige do trabalhador a organização racional das mercadorias no navio para aproveitar os espaços. Coordena as operações, e opera as máquinas desde um simples empilhador até uma grua moderna, com atenção, para não danificar os produtos durante o transporte. Distribui o peso para não afectar a estabilidade do navio. Uma categoria que tem ilustres personagens aqui no porto de Aveiro como o Cabecinhas, o Giló, Téquinha ,o Criatura, Dentinho, o famoso Zé cachaças e não esquecer do Zé Patolas entre outros. Cada um no seu momento, forma e capacidade levando para a frente o nome de Estivador. E eu quem sou, um filho, sobrinho , afilhado ou primo de Estivador? Como eles posso-me orgulhar, eu Sou ESTIVADOR , de dia , tarde, noite e madrugada . Ao Sol e à chuva. Parece-me que existe alguma  falta de respeito sobre os profissionais do Porto de Aveiro ,mas se fosse trinchar esse fardo demoraria e como não quero perder tempo com isso ,deixo para outro dia. Hoje lembro-me da primeira vez que entrei para este porto, dia 1-2-1994 . Eram 7:45 da manhã, sentia um acelerar de coração, olhos arregalados sorriso de orelha a orelha . Foi sem dúvida um dos dias mais importantes da minha vida. Pois é desta profissão que dependo assim como todos os colegas. Um a um lá fui conhecendo o pessoal, até que ainda nesse dia antes das 8 da manha, o Bafo me explicou qual o navio que eu ia fazer serviço. Ao entrar no porto, lá me dirigi para  o navio que estava a descarregar milho. Apareceu  o Armadilhas que me disse como funcionava a tremonha. (funil grande em forma de triangulo invertido onde se carregam os camiões) Foi um dia inesquecível não pela posição mas pelo orgulho de ser ESTIVADOR. Penso que todos sabemos que ser estivador é ser diferente. E temos que reflétir, sobre o que pudemos fazer, para melhorar sempre o nosso estatuto.

Cumprimentos a todos
08 

1 comentário:

Anónimo disse...

PARABENS O8
LEMBRASTE-TE DE QUASE TODOS, MAS NA ALTURA QUE ENTRAMOS (EU ENTREI JUNTAMENTE CONTIGO) O PRIMEIRO ENCARREGADO QUE TIVE NUM NAVIO QUE ESTAVA A DESCARREGAR PEIXE CONGELADO ( O MEU PRIMEIRO TRABALHO NO MESMO DIA DO TEU DE MILHO) COMO DIZIA O MEU PRIMEIRO ENCARREGADO INFELIZMENTE JA FALECEU
ERA O NOSSO COLEGA - ZECA DIABO - OUTRA DAS FIGURAS INCONTORNÁVEIS DA NOSSA PRAÇA NA ALTURA
MAS FOI BOM RELEMBAR UM POUCO ESSES TEMPOS QUE AGORA PARECEM TÃO DISTANTES... EM TODOS OS ASPECTOS...

CUMPRIMENTOS

ACCS