18 de novembro de 2010

Roll-on/Roll-off

A primeira grande diferença destes tipos de navios é, sem dúvida, o visual, já que eles possuem uma amurada  (parte lateral de uma embarcação) bem maior do que os outros.Os navios Roll-on/Roll-off, mais conhecidos como Ro-Ro, são navios em que a sua carga entra e sai pelos seus próprios meios, através de rodas (como os automóveis, autocarros, camiões, trailers,etc) ou, até mesmo sobre outros veículos.Como o nome Roll-on/Roll-off (rolar para dentro/rolar para fora) sugere, nos  navios desta categoria, é possível carregar quase tudo que puder subir a bordo rodando através das rampas de popa (parte traseira do navio), de meia nau (mais ou menos o meio do navio) e até mesmo, menos comumente encontrado, pela proa (parte da frente do navio).A fim de  facilitar e flexibilizar tal operação, alguns navios modernos contam com conveses  móveis, de forma que eles se adaptem ao que será transportado, ou seja, caso carros estejam a ser transportados a altura entre os conveses será mantida mas já no caso de autocarros, camiões, etc, essa altura pode ser aumentada para até mais de 6 metros. Essas rampas externas somadas às rampas internas fazem com que a carga vá do porto para o navio e assim para o seu lugar pré-determinado. E aqui em Aveiro estamos a assistir à construção de uma rampa roll-on/roll-off, só não sabemos se vai servir de alguma coisa. Pois já cá tivemos uma rampa dessas e esta encontra-se na lixeira, como se pode ver nas fotos que se seguem.Também podemos ver a construção da nova rampa, a ver vamos o que esta rampa vai dar...




1 comentário:

Anónimo disse...

Tou mesmo a ver a utilidade desta obra. Espero que esteja enganado.