Os primeiros navios da 2M, que junta a Maersk Line e a MSC, são esperados em Sines no próximo dia 25 do corrente, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
O acordo de partilha de navios entre os n.º 1 e n.º 2 do mundo no
transporte marítimo de contentores arrancou oficialmente no início da
semana corrente, com a partida do Munkebo Maersk, o novíssimo Triple-E
da Maersk Line, do porto de Dalian, em direcção ao Norte da Europa.
Sines é o único porto português entre os 80 portos inscritos no
network comum da Maersk Line e da MSC. Mas terá de esperar até ao
próximo dia 24 para receber o primeiro serviço “conjunto”. Ou melhor, os
dois primeiros serviços, em simultâneo.
Tal como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS noticiou oportunamente, o
Terminal XXI receberá três serviços da 2M: o AE6/Lion Service, entre a
Ásia e o Norte da Europa, à importação; o TA5/MedUSEC à exportação e o
TA6/MedGulf à exportação e importação.
Para o próximo dia 25 anunciam-se para Sines as escalas do Sealand
Illinois e do Zâmbia. O primeiro serve nas ligações entre o Mediterrâneo
e a costa ocidental dos EUA. O segundo integra o serviço entre o
Mediterrâneo e o Golfo dos EUA.
Sines perde, no entanto, as escalas à exportação do Lion Service, o
único a ligar directamente Portugal à Ásia. Ao TRANSPORTES &
NEGÓCIOS, Carlos Vasconcelos, o homem forte da MSC no mercado nacional,
prefere dizer que “de momento, esta escala fica suspensa”. Mas a
suspensão não será imediata, uma vez que continuam previstas as escalas
no Terminal XXI para as próximas duas semanas.
No mais, a MSC manterá “os mesmos serviços directos e de feeder” que
compõem a sua oferta em Sines e em Leixões, acrescentou aquele
responsável.
O TRANSPORTES & NEGÓCIOS tentou obter esclarecimentos sobre a
oferta da Maersk Line para o mercado português mas tal revelou-se
impossível até à publicação desta notícia.
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