A empreitada de electrificação do ramal ferroviário de acesso ao
Porto de Aveiro deverá arrancar nos próximos dias, prevendo-se que
esteja concluída em Agosto de 2015, anunciou esta segunda-feira a REFER.
A obra, cujo concurso foi lançado com um preço base de dois milhões
de euros, compreende as intervenções necessárias à electrificação do
ramal de acesso ao Porto de Aveiro e das linhas da Plataforma Logística
de Cacia.
Segundo a Administração do Porto de Aveiro (APA), este investimento
vai permitir reduzir a poluição e tornar o porto mais competitivo, já
que todo o trajecto vai passar a ser feito com material circulante de
tração eléctrica.
"Actualmente, as máquinas eléctricas deixam os comboios em Cacia e o
resto do percurso até ao Porto de Aveiro é feito com uma máquina a
Diesel", explicou o presidente da APA, José Luís Cacho.
O movimento ferroviário foi um dos grandes impulsionadores do Porto
de Aveiro, que em 2013 registou 613 mil toneladas de mercadorias
movimentadas pela ferrovia.
Em 2014, José Luís Cacho prevê que as mercadorias que utilizam a
ferrovia para entrar e sair do Porto de Aveiro cresçam mais de 20%.
O ramal ferroviário do Porto de Aveiro, com uma extensão de cerca de
nove quilómetros, entre a estrutura portuária e a Plataforma Multimodal
de Cacia, da Linha do Norte, entrou em exploração em Março de 2010.
A Comissão Europeia anunciou hoje que aprovou um investimento de 40,5
milhões de euros do Fundo de Coesão para financiar este projecto, que
representou um investimento de quase 73 milhões de euros.
Bruxelas adianta que este foi um investimento efectuado no quadro do
programa operacional de "Desenvolvimento Territorial 2007-2013 POVT" no
âmbito do eixo prioritário "Redes Estruturais Nacionais e Equipamentos
para os Transportes Sustentáveis e a Mobilidade".
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